Meu Negócio

7 benefícios que só um parquinho infantil tem a oferecer

Guadaim
Escrito por Guadaim

Apostar em um parquinho infantil pode ser um verdadeiro divisor de águas em seu negócio. De fato, existem inúmeros benefícios para o desenvolvimento das crianças e uma estratégia certeira de fidelização dos pais. Você só precisa prestar atenção nas questões de segurança para criar um ambiente de entretenimento seguro!  

O segredo do sucesso está em conhecer bem os estímulos à criatividade dos pequenos, as melhorias de saúde e respeitar as principais regras. Conquistar o público em diferentes segmentos representa uma grande ajuda no processo de consolidação de qualquer empreendimento. 

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar 7 vantagens que só um parque infantil tem a oferecer. Acompanhe: 

1. Estimula a imaginação

O universo lúdico das crianças combina diversão, aprendizado e criatividade. Por isso, o parquinho infantil oferece a possibilidade de reinventar brincadeiras e trabalhar o espírito de liderança com muita imaginação. Dessa forma, em um espaço baseado em estímulos, os pequenos podem aprimorar a comunicação enquanto reconhecem seu nicho de interesses. 

Quando um grupo brinca de faz de conta, por exemplo, reflete situações do cotidiano dos adultos e mostra a importância de incentivar bons hábitos desde cedo. Além de tudo, reforçar a criatividade ainda melhora o entendimento sobre algumas limitações do convívio social. 

2. Ajuda a desenvolver habilidades

Para viver todas as fases da infância, as crianças precisam explorar os benefícios do parquinho. Durante as brincadeiras, as habilidades físicas são trabalhadas a partir da coordenação motora. Esse estímulo faz com que os pequenos dominem os seus movimentos e se motivem cada vez mais. 

Com a dinâmica exigida pelos brinquedos, o equilíbrio é outro ponto essencial que proporciona agilidade de pensamentos e resistência física. Automaticamente, a percepção do ambiente ao redor se transforma de maneira simplificada com os movimentos da gangorra ou do escorrega. Veja algumas brincadeiras com essa função: 

3. Promove a socialização no parquinho infantil

Pode até parecer simples à primeira vista, mas crianças precisam de diferentes tipos de socialização. O parquinho promove a cooperação na divisão de espaço nos brinquedos e no cuidado que os mais velhos precisam ter para não machucar os pequenos. A divisão de tarefas também faz toda a diferença no processo de formação social. 

Assim, todos podem entender que é necessário esperar a vez do coleguinha antes de ter seu próprio tempo de brincar. Os benefícios da recreação auxiliam, especialmente, os mais tímidos. Conversar com outras pessoas durante atividades divertidas aumenta a confiança e a noção dos direitos do próximo. 

4. Reforça a construção da autonomia 

A autonomia infantil está diretamente relacionada à sensação de cooperação. Sendo assim, as experiências vividas em um playground agregam muito valor às decisões dos pequenos. O estímulo acontece pela tomada de decisões em conflitos simples entre o grupo sem a influência dos pais.

O mais importante é reconhecer as atividades indicadas para cada idade antes de estimular a criança a fazer algo sozinha. E, dentro desse contexto, o parquinho mostra que é preciso respeitar regras e exercitar a compreensão para um convívio tranquilo. 

Receba conteúdos incríveis como este. Clique aqui e assine nossa newsletter! 🙂 

5. Oferece tranquilidade aos pais

O ambiente de recreação em estabelecimentos facilita muito a vida dos pais. Além de oferecer segurança, permite que os adultos aproveitem alguns passeios com tranquilidade, como shoppings, restaurantes e hotéis.

Outra questão essencial é a capacidade de conhecer melhor a personalidade da criança ao deixá-la interagir em parquinhos. Observar o comportamento em uma situação interativa como essa, pode mostrar alguns aspectos educativos que precisam ser melhorados, como um comportamento agressivo ou excesso de choro. 

A etapa de brincadeiras também funciona como uma ótima estratégia na hora de reduzir o tempo no celular e outras tecnologias. O ideal é encontrar um bom ponto de equilíbrio na rotina das crianças com o intuito de estimular a criatividade com atividades lúdicas.  

6. Apresenta melhorias na saúde

O espaço apresenta uma série de vantagens para melhorar a saúde infantil. A dinâmica de brincadeiras faz com que as crianças se exercitem e fortaleçam a musculatura. Os ossos também são beneficiados com o estímulo correto da postura.

Segundos alguns especialistas, mesmo nas primeiras etapas da vida, são necessários aproximadamente 60 minutos de movimentação diária para estimular o desenvolvimento. Assim, os pequenos compreendem até quando algo está errado no corpo ao ralar o joelho, por exemplo. Conheça outros benefícios das brincadeiras dinâmicas: 

  • manutenção do peso adequado;

  • melhora a circulação sanguínea; 

  • melhora a qualidade do sono;

  • ajuda na formação da autoestima;

  • estimula o hormônio do crescimento;

  • aumenta a energia para as tarefas do dia a dia.

7. Tem baixo custo de manutenção 

Um dos maiores benefícios do parquinho infantil é o baixo custo de manutenção. Quando montado seguindo as regras de segurança, a manutenção dos equipamentos costuma ser bastante simples. Faça inspeção regular para identificar parafusos soltos, partes com tintas danificadas, áreas sem proteção e o espaço de circulação entre os brinquedos. 

Os equipamentos de plástico são os mais indicados por conta da durabilidade e a ausência de materiais tóxicos. As normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) indicam outras revisões que precisam ser seguidas com atenção de acordo com o tamanho do espaço oferecido. 

Os pequenos se mostram muito curiosos para experimentar opções de entretenimento diferentes. Sempre que possível, procure fugir do comum e reunir opções para diferentes faixas etárias. Isso não significa que tudo deve estar voltado à tecnologia, certo?

Então, é preciso oferecer algo além do que as crianças estão acostumadas em sua rotina. Com isso, a possibilidade de fidelizar os pais como clientes em uma estratégia de relacionamento cresce consideravelmente. 

Pronto! Agora você já conhece os principais benefícios de apostar em um parquinho infantil. Tenha em mente que oferecer opções de entretenimento às crianças e aos pais exige um olhar criterioso sobre segurança e diversão. Afinal, um serviço diferenciado incentiva a fidelização dos seus clientes e pode tornar seu negócio uma verdadeira referência no mercado segmentado. 

Gostou das informações deste artigo? Então entre em contato com a Guadaim e conheça os brinquedos essenciais para montar seu negócio. 

 

Sobre o autor

Guadaim

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

Share This