Meu Negócio

Abrir um buffet: veja aqui o que você precisa

abrir um buffet

O ramo de alimentos costuma ser um dos mais certeiros no Brasil. Uma das formas de você ingressar neste mercado é abrindo um buffet. Muitas opções de formato são possíveis nesse tipo de negócio.

À vista disso, continue a leitura se você quer saber sobre os passos fundamentais para entrar no ramo. Reunimos, aqui, informações e dicas para aumentar as suas chances de sucesso.

Estude o mercado e a concorrência

Antes de colocar a mão na massa e começar um negócio, o passo inicial é analisar o mercado e conhecer a concorrência, verifique a quantidade de empresas que já atuam no setor na sua região e conheça seus produtos e serviços. Esta etapa servirá como base para a definição do seu diferencial de mercado e pode revelar as oportunidades de negócio em sua região.

Dedique-se ao planejamento

Abrir um buffet é mais do que saciar a fome das pessoas. Servir bons alimentos é fundamental, mas este trabalho é ainda mais especial porque diz respeito aos sonhos das pessoas.

Os buffets estão presentes em datas importantes, confraternizações de trabalho, família ou entre amigos. Por se tratar de datas especiais, as responsabilidades do empreendedor aumentam. Nada pode dar errado e novos clientes chegarão por meio de indicação daqueles que se sentirem satisfeitos.

Defina uma segmentação de público

Uma das premissas importantes para empreendedores é que antes de começar um negócio, é preciso selecionar um público-alvo para direcionar campanhas e produtos e, assim, garantir os primeiros clientes. No caso de buffet esta lei também é válida.

Você deve decidir entre uma diversidade de segmentos, como festas infantis, festas para adolescentes, eventos empresariais, casamentos e formaturas. Deve considerar também a possibilidade de abrir uma franquia de buffets e implementar um modelo de negócio já consolidado.

Conheça os valores do investimento inicial

De acordo com a Agência nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), existe uma infraestrutura mínima para abrir um buffet, que deve possuir: área para armazenar insumos, área para manipular alimentos, área para higiene e armazenamento de alimentos, vestiários para funcionários, lavatórios, ventilação e sanitários para clientes.

Além disso, as instalações internas devem ter pintura em cores claras para a fácil identificação de sujeira. Um local com essa estrutura de 200 m² e, nos grandes centros urbanos, custa aproximadamente R$ 8 mil. Caso não encontre o espaço pronto o custo de montagem pode chegar a R$ 25 mil.

Saiba sobre os equipamentos necessários

A estrutura de equipamentos para o buffet também deve se relacionar com a escolha do segmento. É importante considerar essa questão para fazer o investimento da melhor forma, encontrando ofertas para cozinha e buffet e evitando desperdiçar dinheiro.

De toda forma, a estrutura básica requer: mesas e cadeiras para receber pessoas nos eventos, mesas para as refeições, fogão industrial, geladeiras, freezer, câmara fria, micro-ondas, mesa grande e itens de cozinha, como vasilhas, copos, talheres, guardanapos, panelas e bandejas. Também são necessários um computador, uma impressora, aparelhos de telefone, impressora de cupom fiscal, máquina para cartão de débito e crédito e móveis de escritório.

Mantenha-se atualizado sobre o seu setor

O mercado é bastante dinâmico e sempre apresenta novidades. Ao longo dos anos, seu negócio deve acompanhar eventuais mudanças e novas tendências. Estar próximo das entidades do setor, dos encontros e congressos pode ajudá-lo a trocar ideias e conhecer mais sobre o mercado.

Seja rígido nos cuidados específicos da manipulação de alimentos

O setor de alimentos tem legislação específica e exigências que não podem ser ignoradas. Tome conhecimento dessas informações e garanta o ideal funcionamento do seu negócio. O time de funcionários, caso você inicie o negócio com colaboradores, também precisa conhecer essas práticas.

Adote estratégias de sucesso

O ramo alimentício é muito próspero no Brasil. Se por um lado, o setor é promissor, por outro, a confiança nesse tipo de negócio gera alta concorrência. Algumas estratégias podem aproximá-lo do sucesso ao abrir um buffet, tais como: qualidade no serviço, especialização contínua dos funcionários, ações de marketing, principalmente investimentos em redes sociais, e compra de equipamentos avançados.

Agora você sabe mais sobre abrir um buffet e pode entrar com mais segurança no mundo dos negócios. Para seguir os estudos, baixe nosso e-BOOK grátis de como abrir o próprio negócio!

Quer receber nossos conteúdos?

Sobre o autor

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

Deixar comentário.