Meu Negócio

Aprenda 5 receitas deliciosas de espuma para fazer com um sifão!

Guadaim
Escrito por Guadaim

Espumas são usadas na culinária desde os anos 1700, quando foi inventado o suflê, prato com textura nem líquida, nem sólida. Isso porque as receitas de espuma se caracterizam pela capacidade de prender o ar, formando bolhas. 

Na gastronomia molecular, campo que junta ciência e culinária para criar novas experiências na cozinha, as espumas evoluíram e, atualmente, são usadas em vários pratos. As técnicas desenvolvidas pelo chef espanhol Ferran Adriá possibilitaram abertura maior às espumas, que podem ser doces ou salgadas. Essas podem ter sabores e texturas diferentes e ser combinadas com diversos ingredientes.

Uma forma moderna e simples de se fazer a espuma é usar um sifão, instrumento que preenche o líquido com gás N2O armazenado sob pressão. O sifão cria um componente aerado, que ainda pode ser guardado por mais dias e que não absorve sabores ou cheiros de receitas anteriores.

Se você ficou curioso, neste artigo vamos apresentar 5 receitas de espuma para se fazer utilizando um sifão. Confira!

Como usar o sifão

Antes de começar, é bom saber como funciona o sifão. Primeiro é preciso coar o líquido e o colocar até a marca na garrafa. Rosqueie o cabeçote e encaixe a cápsula de gás.

Agite o sifão e o coloque ou na geladeira, no caso de espumas frias, ou em banho-maria (sem cápsula de gás), se forem quentes. Para servir, coloque o sifão de cabeça para baixo e pressione o gatilho devagar.

1. Espuma de limão

  • 100 ml de água;
  • 30 g de açúcar;
  • 3 g de gelatina em folhas;
  • 16 g de clara de ovo;
  • 100 ml de suco de limão.

Leve a água, o açúcar e a gelatina ao fogo baixo até que todos os ingredientes tenham dissolvido. Deixe esfriar. Adicione a clara e o suco de limão. Misture tudo usando um mixer. Coe e coloque no sifão previamente resfriado, e dê uma carga de gás. Agite bem o sifão e pressione. A espuma deverá ter textura aveludada, mas ser macia o suficiente para não formar picos. Se não estiver, dê outra carga de gás.

2. Espuma de Chocolate Branco

  • 600 ml de leite integral;
  • 200 ml de chocolate branco com 30% de cacau;
  • 4 folhas de gelatina.

Aqueça o leite e acrescente o chocolate e a gelatina até dissolver. Misture com um mixer ou um fouet. Coe e coloque no sifão. Dê duas cargas de gás, agite bem e sirva.

3. Espuma de cardamomo

  • 250 ml de creme de leite fresco;
  • 100 ml de leite integral;
  • 1 colher de sopa de cardamomo em pó;
  • 1 folha de gelatina.

Misture o creme de leite e o leite e leve em fogo baixo. Toste o cardamomo em pó em uma panela até que seja possível sentir seu cheiro. Acrescente o cardamomo na mistura, voltando para a panela para reaquecer. Dissolva a gelatina em água por 5 minutos, adicione à mistura e reserve por 1 hora. Coe e coloque no sifão. Dê duas cargas de gás e agite. Mantenha aquecido até a hora de servir.

4. Espuma de Coco

  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de água;
  • 3,5 g de gelatina sem sabor;
  • 400 g de leite de coco integral.

Dissolva o açúcar na água quente até ferver e virar um xarope. Deixe esfriar. Misture a gelatina com 1/4 de xícara de leite de coco, deixando hidratar por alguns minutos. Aqueça o xarope até 90 ºC. Adicione a gelatina e mexa até dissolver. Adicione o resto do leite de coco e misture. Coloque no sifão, dê duas cargas de gás e agite. Sirva depois de resfriado por algumas horas na geladeira. 

5. Chantilly

Claro que a espuma mais famosa é o creme de chantilly, e por isso o sifão também é chamado de garrafa de chantilly. 

  • Creme de leite fresco (com mais de 30% de gordura).

Coloque o creme de leite até a marca do sifão previamente resfriado. Agite aproximadamente 5 vezes e teste. Se o chantilly ainda estiver líquido, agite mais 5 vezes. Assim que atingir a consistência desejada, não agite mais e sirva.

Se você mal pode esperar para começar a fazer receitas de espuma, que tal comprar logo um sifão e colocar a mão na massa? Vamos lá!

Sobre o autor

Guadaim

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

Share This