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Atendimento ao cliente: 5 dicas para a excelência!

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Para que a sua empresa alcance o sucesso, você precisa promover um atendimento ao cliente de excelente qualidade. Afinal, a clientela poderá ajudar na divulgação do seu negócio, aumentando a visibilidade da sua marca, e oferecerá feedbacks importantíssimos.

Como vivemos em uma realidade tecnológica, com mais interação direta entre potenciais clientes e empresas, é fundamental ter uma boa presença nas redes sociais para você descobrir mais sobre o público-alvo e, assim, prestar um atendimento primoroso e ser um empreendedor de sucesso.

Qual a importância de fazer um bom atendimento ao cliente?

Você já deve ter ouvido falar que o “cliente é a alma do negócio”. Quando não se investe em um atendimento diferenciado, especial e eficiente, o cliente não volta a realizar compras em uma determinada empresa e, ainda, é capaz de falar mal da organização, e isso justamente por não ter sido valorizado ou respeitado.

Portanto, ao abrir uma empresa, você precisa criar estratégias para atrair o cliente de forma positiva.

Além disso, é através do bom atendimento ao cliente que você consegue descobrir se as suas campanhas de marketing e os seus produtos e serviços estão atendendo às necessidades do seu público. Isso ajuda o seu negócio a ter uma vantagem competitiva, já você que saberá o que funciona com a sua clientela.

A seguir, separamos 5 dicas fundamentais para você melhorar o atendimento ao cliente. Confira!

1. Saiba acolher reclamações

Nem sempre conseguiremos agradar a todos, afinal, cada pessoa tem um tipo de comportamento. Por isso, quando um consumidor fizer reclamações e estiver bastante chateado e irritado, você deve manter a calma e tentar lidar com a situação da melhor forma possível. Lembre-se de que a reclamação é uma forma de feedback para aprimorar o seu atendimento e o serviço prestado. Então, entenda o cliente e resolva a situação.

2. Responda de imediato

Para prestar um excelente atendimento ao cliente, é preciso que você seja ágil e proativo. De que adianta o cliente fazer contato com o seu negócio se você não tem a solução ou não consegue resolver o problema de imediato?

Treinar a sua equipe de vendas e de atendimento é essencial para que o consumidor não fique esperando por muito tempo por uma resposta. Seja eficiente, transmitindo confiança e segurança e deixando o cliente falar sem interrupções.

E lembre-se sempre: não enrole e não prometa nada que não possa ser cumprido.

3. Colha feedbacks

Como já vimos, é importante ouvir as reclamações para colher feedback. Mas esse retorno não está apenas nas reclamações. Afinal, os clientes fiéis sempre estarão junto com você.

Então, de tempos em tempos, é muito importante que você pergunte a opinião de seus clientes sobre o atendimento e o produto ou serviço e verifique se existe algum ponto a ser melhorado.

Colhendo essas impressões, você terá dados para serem analisados. O ideal, inclusive, é também sempre pedir por feedback no momento pós-venda. Agindo dessa forma, você estará no caminho certo para empreender com sucesso.

4. Seja transparente no atendimento ao cliente

Para prestar um bom atendimento, é necessário que você consiga compreender a situação do consumidor a ponto de resolvê-la.

Por isso, ao não entender a demanda ou achá-la muito confusa, peça para que o cliente a repita a fim de evitar qualquer erro de interpretação e para que a solução proposta por você seja a melhor possível. Mantenha sempre a transparência e seja sincero.

5. Aumente os canais de comunicação

Como atualmente as pessoas estão conectadas em praticamente todos os momentos, a sua empresa precisa aumentar os canais de comunicação. Tudo isso para conseguir fazer um bom SAC e acompanhar a sua evolução: o SAC 2.0, com ênfase na presença em redes sociais.

Nesse caso, o consumidor terá a possibilidade de entrar em contato com você por onde quiser. Manter as contas nas redes sociais ativas, respondendo a comentários e solicitações, criar um chat, enviar e-mail e disponibilizar diversas formas de aproximação denota maior credibilidade e passa uma sensação de segurança ao cliente!

Com essas dicas, você conseguirá desenvolver um ótimo atendimento ao cliente, fidelizando e engajando o seu público. Quer saber mais? Aproveite e nos siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Google Plus, Instagram e Youtube!

Sobre o autor

Guadaim

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

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