Serviços

Black Friday: o que é, como comprar e mais!

Guadaim
Escrito por Guadaim

A Black Friday é um dia único para o comércio, mas que ainda encontra uma certa resistência no Brasil. Primeiro, porque a proposta da promoção vinda dos Estados Unidos ainda é uma novidade no comércio brasileiro, embora já esteja caminhando para seu sétimo ano.

E segundo, os casos de fraudes envolvendo o dia em questão acabaram por aumentar a desconfiança do grande público. Para sanar essas dúvidas, bem como direcionar os compradores a aproveitarem bem a Black Friday, vamos mostrar, neste artigo, informações importantes para você aproveitar bem o momento e fazer suas compras com segurança e tranquilidade. Confira!

O que é a Black Friday?

A Black Friday é um “evento” realizado nas redes varejistas on-line e off-line para oferecer descontos únicos e especiais no final de ano, logo após o Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos. No Brasil, ela costuma ocorrer após os vários feriados de novembro.

A primeira Black Friday foi realizada no Canadá, em 1905. Organizada pela rede de lojas Eaton’s, a intenção da varejista era, além de presentear seus compradores com um belo desfile de Papai Noel, incentivar as compras de fim de ano em suas lojas.

O evento começou nos Estados Unidos em 1924, e logo se tornou famoso como o marco para o início das compras de natal, realizadas justamente após o Dia de Ação de Graças.

O que fazer antes das compras?

A Black Friday, hoje, se caracteriza por suas promoções bem acessíveis para o grande público. Por se tratar de um único dia, os descontos costumam ser ainda mais altos do que em outras épocas, o que facilita as compras para o natal, por exemplo. 

Conforme comentado antes, no Brasil, muitas empresas se aproveitaram desse fato para aplicar pequenas fraudes em suas promoções, como propagandas enganosas e preços que não verdadeiramente mais baixos.

Para não cair nessas armadilhas, confira algumas ações que você deve fazer antes de realizar suas compras. 

  • Confira sempre os selos de segurança para compras on-line. É uma forma simples e eficaz de se certificar que a loja está dentro das normas.
  • Faça buscas sobre a qualidade das lojas em sites de reclamação. Atualmente, o Reclame Aqui é o mais conhecido e o mais seguro, com avaliações dos usuários e as respostas das empresas para as queixas.
  • Antecipadamente, realize uma pesquisa de preços dos produtos que você deseja adquirir para saber se houve aumentos muito bruscos nos preços e se os descontos oferecidos são de fato justos.

Qual o melhor lugar para compras na Black Friday, lojas físicas ou on-line?

Esta é uma pergunta sem resposta definitiva. Tanto as lojas físicas como o e-commerce oferecem promoções muito competitivas, e é justamente por esse fator que as buscas devem ser apuradas em segurança, qualidade no atendimento e bons preços.

Una isso ao fato de que os compradores também precisam ter certeza do que estão procurando na Black Friday. É uma excelente oportunidade para conseguir equipamentos, móveis e quaisquer outros itens de importância a preços módicos. Não exagerar nas compras também é uma excelente forma de aproveitar o momento.

Pronto para a Black Friday? É uma boa oportunidade para se fazer bons negócios, então fique atento às ofertas. Deixe em nossos comentários suas dúvidas, expectativas para este ano e como pretende aproveitar o momento para investir. Vamos lá!

Receba conteúdos exclusivos!

assinar-newsletter

Sobre o autor

Guadaim

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

Share This