Meu Negócio

5 passos para começar um negócio do zero

começar um negócio do zero

Ter o próprio negócio é o sonho de muita gente, pois é uma ótima chance de trabalhar com aquilo que se gosta. Mas não se engane: começar um negócio do zero requer bastante planejamento e trabalho para garantir que tudo saia como o esperado.

Por isso, é fundamental seguir alguns passos antes de se aventurar nesse novo sonho. Neste artigo, apresentaremos 5 dicas preciosas para quem quer se tornar um empreendedor de sucesso no mercado. Acompanhe e se prepare: muitas portas se abrirão para você!

1. Conheça o seu perfil

Antes de iniciar o seu negócio, é muito importante que você conheça bem o tipo de profissional que é e quais são as suas maiores habilidades. É claro que perceber o que vem dando certo e quais são as tendências do mercado ajuda bastante, mas tudo isso só fará sentido se você for atuar em uma área onde tenha segurança e conhecimentos suficientes.

Por isso, o primeiro passo nessa caminhada é avaliar a sua carreira e os seus pontos fortes e descobrir qual é o tipo de negócio que tem a ver com o seu perfil. Lembre-se de que isso aumenta bastante as suas chances de sucesso.

2. Pare, olhe e escute: observe o mercado e tudo o que ele tem a dizer

Uma vez que você já conhece o seu perfil profissional, é hora de absorver todas as informações que o mercado pode oferecer. Aqui, um bom plano é conversar com empreendedores que já estão no mercado há algum tempo e que possam compartilhar com você quais foram os maiores desafios da caminhada.

Procure conhecer quais são as tendências e os negócios que estão dando certo no mercado, imagine como a sua ideia pode se encaixar e pesquise bastante. Você pode usar ferramentas como o site do Sebrae ou as informações da tradicional revista Pequenas empresas, grandes negócios, para entender o que o mercado pode ensinar e oferecer a você.

3. Esqueça o conto de fadas

Como você já sabe, começar um negócio do zero demanda bastante planejamento e trabalho. É preciso oferecer um produto ou serviço de qualidade, conquistar clientes e se diferenciar da concorrência. Se você acha que se tornar um empreendedor é o melhor caminho para diminuir a sua jornada de trabalho e ter mais tempo livre, esqueça!

Sobretudo nesse primeiro momento, será necessário muito esforço e envolvimento. É preciso bastante dedicação para que a empresa se fortaleça e conquiste um espaço no mercado. Por isso, se prepare para trabalhar bastante.

4. Escolha a hora certa

Não tem jeito, quando se pensa em abrir um negócio sempre pinta aquela dúvida: será que é hora de largar emprego e salário e me arriscar nessa empreitada? A nossa recomendação é: vá com calma!

É claro que, quando tudo der certo, você poderá viver exclusivamente para o seu negócio. Mas, antes que isso aconteça, é importante organizar as suas finanças e a sua rotina. De novo, insistimos na importância do planejamento. Levante informações sobre os custos, faça um caixa para o novo negócio ou peça um empréstimo; atue por etapas. Um bom caminho pode ser começar a se dedicar nas horas livres e, quando a coisa engrenar, focar exclusivamente.

5. Acredita e vai

Algumas das características comuns a todos os empreendedores de sucesso são a confiança e a coragem. Por isso, essa recomendação é muito importante: acredite no seu potencial, aposte no seu negócio e dedique-se. Trabalhe duro pelos seus sonhos e veja as coisas acontecerem! Mãos à obra.

Sem dúvidas, começar um negócio do zero é um desafio e tanto! Mas, se você se organizar e realmente trabalhar bastante, as chances de sucesso são imensas. O mercado está cheio de oportunidades para quem sabe o que faz. Compartilhe conosco a sua experiência como novo empreendedor! Quais foram os maiores desafios? Como tem sido a caminhada? Quais os planos para o futuro? Deixe um comentário!

Sobre o autor

Guadaim

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

Share This