Meu Negócio

Comida de rua: lanches típicos de cada região para você se inspirar

comida de rua

O Brasil é um país rico em cultura e sua diversidade nos apresenta diversas delícias culinárias, como a comida de rua. Sua imensa extensão de terra permite que cada região tenha seus lanches típicos e sua própria personalidade. 

Quer se arriscar e se inspirar na comida de rua de vários cantos do país? Conheça alguns dos principais pratos tradicionais e comece desde já a planejar o seu próprio empreendimento!

A comida de rua brasileira

A comida de rua brasileira oferece opções interessantes para o comércio, com variedade e praticidade. É, assim, ótima área a ser explorada por aqueles que desejam investir no ramo culinário.

Tendo em vista que o Brasil é enorme e muitas vezes seus habitantes não possuem condições de sequer conhecer outras regiões, o bom empreendedor sabe se aproveitar da situação e transportar lanches típicos de um local para outro. A curiosidade do consumidor encarrega-se de levá-lo a experimentar novos sabores.

Conheça 4 dos principais pratos famosos no Brasil e se inspire!

1 – O X-caboclinho do Amazonas

O X-caboclinho, sanduíche típico da região norte, é um lanche que leva o tucumã como recheio principal. O fruto tem cor alaranjada e, a princípio, pode lembrar uma cenoura, mas não se engane: é macio e tem sabor neutro. 

De resto, a iguaria leva outros ingredientes tradicionais na elaboração de sanduíches, além de ovo, banana e queijo coalho, normalmente esses lanches são feitos em chapas e sanduicheiras. Lembre-se de escolher o tucumã mais fresco que encontrar, assim seu sabor não ficará nem azedo, nem amargo.

2 – O pão de queijo recheado com pernil de Minas Gerais

Não existe nada mais tipicamente mineiro que o pão de queijo assado no forno, presente no cotidiano de vários brasileiros. Em Minas Gerais, especialmente, os habitantes costumam inovar e testar novas receitas com o tão tradicional lanche, inventando os mais diferentes recheios.

Dentre essas inovações, a que mais se popularizou foi o pão de queijo recheado de pernil. De fácil elaboração, tal comida de rua é muito comum e acessível, motivo pelo qual é uma aposta certa para empreendedores do ramo culinário que desejam se aventurar no nicho de comidas mineiras.

3 – O tacacá de Manaus

O tacacá é um lanche famoso em toda a região amazônica do Brasil (embora seja especialmente popular em Manaus), sendo conhecido principalmente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. É um caldo fino esquentado no fogão, originalmente servido pelas tacacazeiras, figuras típicas no norte e parte do nordeste.

Ele nasceu da improvável combinação de ingredientes típicos da região em uma cuia, agradando a todos os paladares. As porções levam camarões secos, folhas de jambu, um pouco de goma e tucupi temperado.

4 – O matambre recheado do Rio Grande do Sul

O sul é famoso pelas carnes: os pampas são conhecidos por serem exímios churrasqueiros. Um dos pratos mais populares da região é o matambre recheado, típico do Rio Grande do Sul.

A iguaria é preparada a partir da carne que dá nome ao prato, o matambre, que é recheado com cenoura, pimentão, ovos cozidos, salsa, pimenta, azeite e sal. Por ser de fácil preparação, é excelente investimento para quem deseja comercializar comidas típicas do sul. Sugere-se servir com alguma bebida refrescante, como suco ou refrigerante.

E agora, já escolheu em qual comida de rua investir? Conhece mais alguma? Deixe seu comentário!

Sobre o autor

Guadaim

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

Share This