Meu Negócio

Como montar uma empresa de recreação infantil?

Guadaim
Escrito por Guadaim

Se você sonha em ter seu próprio negócio, já deve ter se perguntado como montar um centro de recreação infantil, não é mesmo? Saiba que o processo inicial costuma ser bastante simples e exige pequenos recursos. O grande segredo, nesse caso, está em estudar a fundo as preferências do público para se destacar da concorrência.

Assim, você consegue ter uma visão estratégica na hora oferecer produtos ou serviços diferenciados que são sucesso entre as crianças. Sem contar que adotar um atendimento eficiente e repleto de criatividade transforma sua empresa em referência no mercado em pouco tempo.   

Quer saber mais? Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e apresentar dicas essenciais para ter lucros na área infantil. Acompanhe:

Quanto é necessário investir?

Depois de estudar bem o mercado e identificar o melhor nicho de atuação, você logo vai notar que não é necessário ter investimentos altos para começar. No início da empresa, aposte em pinturas, brincadeiras e brinquedos que chamam a atenção dos pequenos de maneira eficiente. 

Por isso, monte um cronograma detalhado para que todo esse processo aconteça rapidamente. Saiba que um negócio de recreação com foco em crescimento precisa apresentar atrações essenciais, mas tudo pode ser personalizado de acordo com a preferência dos clientes durante os primeiros passos.

O melhor caminho envolve iniciar a empresa com uma pequena reserva financeira, mas nada impede que você pegue um empréstimo, por exemplo. Caso esteja dentro do grupo de pessoas que precisam de um financiamento, avalie profundamente sobre as menores taxas de juros e os melhores parcelamentos. Isso fará uma enorme diferença no crescimento em longo prazo.

Quais serviços oferecer?

Ao montar uma empresa de recreação infantil, o foco deve ser a interação entre as pessoas. Portanto, esqueça jogos eletrônicos, como os videogames ou fliperamas. Dê preferência aos brinquedos que saltam aos olhos das crianças. Os mais tradicionais são a piscina de bolinhas, o pula-pula, escorrega, tobogã e cama elástica.  

Dessa forma, com serviços de animação infantil variados, você já consegue criar um conceito especial para impulsionar o seu negócio no mercado. Junte tudo isso com gincanas tradicionais e a receita do sucesso está garantida! 

Como o resgate das brincadeiras antigas está em alta, é essencial apostar na sua qualificação profissional, assim como na da sua equipe. Não se esqueça que, no fim das contas, um negócio é feito de pessoas para pessoas.

Como conseguir clientes?

Obviamente, a base de clientes será formada por crianças de diversas idades. Isso indica que os tomadores de decisão para fechar os negócios são os pais. No início, você precisa identificar o que traz efeitos positivos com esse tipo de público e destacar os diferenciais do seu negócio.

Investir em um bom plano de marketing e participar de ações promocionais, como distribuir pipoca e algodão-doce em locais estratégicos, podem fazer muita diferença durante a fase inicial. Em pouco tempo, já se torna mais simples criar um relacionamento de fidelidade com o público.

Onde montar uma empresa de recreação infantil?

A localização é essencial para o sucesso do seu empreendimento. Afinal, os clientes gostam de conveniências e geralmente escolhem locais próximos das suas casas. Nesse sentido, torna-se importante montar uma empresa de eventos infantis em um local com grande fluxo de pessoas, como em centros comerciais e próximos a escolas ou shoppings.

É preciso pesquisar bastante antes de tomar uma decisão para garantir o fácil acesso e usá-lo como diferencial no momento de fechar novos serviços. Outra questão que deve ser levada em consideração envolve conhecer bem a região selecionada. Sendo assim, escolha o ponto e avalie bem o movimento durante alguns dias.

Caso seja necessário, converse com empresários locais para ter uma noção de como as coisas funcionam na prática. Além de ter mais referências, você ainda pode garantir boas indicações de contratos com essa medida.

Como fazer um planejamento?

Todo empreendedor precisa de um bom planejamento em mãos. Por esse motivo, coloque todo o passo a passo na ponta do lápis para ajudar na hora de tomar decisões. Saiba quais as medidas essenciais no início da trajetória e pesquise também sobre como montar uma estrutura completa.

Como se trata de um público que precisa de bastante atenção, várias medidas de segurança devem ser colocadas em prática. Em resumo, com a regulamentação adequada resolvida, seu negócio cresce rapidamente. Procure, primeiro, cumprir as normas dos órgãos responsáveis pela fiscalização, como Prefeitura e Vigilância Sanitária.

Logo depois, invista em um projeto que atenda as necessidades das crianças sem deixar os pais receosos. Lidar com esse nicho exige responsabilidades que aumentam o retorno de lucros. Veja os principais pontos estruturais que devem ser providenciados:

  • setor administrativo;

  • espaço de brinquedos com exigências de segurança;

  • cozinha equipada diante das normas de higiene e segurança;

  • salão de festas equipado;

  • fraldário;

  • contratos;

  • instalações sanitárias

  • área para os pais;

  • área para os funcionários;

  • estacionamento;

  • depósito.

Como escolher uma equipe?

Como já citamos, lidar com o público infantil exige responsabilidade dobrada. Dessa forma, você precisa escolher bem a equipe de seu negócio. Seja no monitoramento das brincadeiras, na negociação com os pais ou na cozinha, torna-se muito importante ter um preparo adequado para ganhar credibilidade.

 Faça uma seleção criteriosa na composição da equipe. Ao ter ao seu lado pessoas comprometida, o negócio redobra as chances de alcançar o sucesso. Determine um perfil e invista em treinamento de qualificação. Mesmo que o candidato tenha uma certa experiência, tudo fica bem mais fácil se você direcionar o serviço conforme o conceito adotado por sua empresa.

Como fazer a divulgação?

Quem está começando em um novo rumo precisa reforçar a estratégia de divulgação. O mais indicado, em uma situação como essa, é traçar o perfil do seu público-alvo para identificar em quais pontos investir. Por exemplo, as redes sociais estão cheias de grupos de mães que trocam experiências sobre os desafios de ter filhos pequenos.

Ao adotar um marketing direcionado, você consegue ter um feedback imediato sobre o trabalho realizado e ainda se posiciona diante de vários potenciais clientes. Porém, como a intenção é se destacar da concorrência, o ideal é usar também diversas táticas de abordagem, como panfletos em escolas, estabelecimentos do bairro e indicações dos fornecedores.

Agora você já sabe como montar um centro de recreação infantil. O mais importante é focar os esforços em investimentos de marketing. No período inicial de consolidação no mercado, esse fator será determinante para conquistar o público de forma definitiva. Logo, a divulgação bem direcionada traz credibilidade sem perder o caráter inovador da proposta.

Gostou das informações deste artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para incentivar seus amigos a começarem um negócio.

 

Sobre o autor

Guadaim

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

Share This