Meu Negócio

Como o playground pode ajudar no desenvolvimento das crianças?

Guadaim
Escrito por Guadaim

Entender como o playground ajuda no desenvolvimento das crianças pode ser uma tarefa trabalhosa. Afinal, são inúmeros benefícios em todas as fases de crescimento, mas, caso você não tenha conhecimentos específicos sobre o tema, deve pesquisar com calma para acertar em cheio em cada escolha. 

O principal diferencial está em saber o que realmente funciona para aumentar a autoestima e o convívio social dos pequenos em longo prazo. A coordenação motora e o estímulo de vencer novos desafios também representam questões essenciais na educação infantil — tenha em mente que o local vai muito além da diversão. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia este post até o fim, pois mostraremos como os brinquedos podem auxiliar no aprendizado e no crescimento saudável das crianças.

Estimula a criatividade 

Brinquedos como cama elástica e piscina de bolinhas representam um verdadeiro universo lúdico para as crianças. Os equipamentos possibilitam uma série de movimentos espontâneos com muita liberdade de interação entre diversos grupos e cada sessão dessas atividades traz um importante auxílio na melhora do humor, da criatividade e do sono.

O principal diferencial está na quantidade de energia gasta durante os pulos e cambalhotas. Além de tudo, a relação dos pequenos em uma piscina de bolinhas costuma ser de troca de experiências — o espaço é ideal para reconhecimento de cores, estimular a agilidade do pensamento sem deixar a diversão de lado em nenhum momento. 

criancas-criativas

Preenche a necessidade de desafios

Crianças são naturalmente curiosas em diversas fases do crescimento. Os brinquedos infláveis, como o tobogã e o pula-pula, incentivam desafios animadores na busca por sensações desconhecidas. Dessa forma, os pequenos melhoram o equilíbrio durante as atividades com o estímulo das funções motoras e psicológicas. 

O mais importante é a liberdade de correr, escalar, pular e escorregar ao buscar por novas experiências em cada etapa da brincadeira. Com a constante necessidade de se aventurar, automaticamente acontece o aumento da confiança e a vontade de desbravar novos mundos. 

crianca-pula-pula-cama-elastica

Está gostando do nosso artigo? Clique aqui para assinar nossa newsletter e receba conteúdos incríveis como este! 😍

Melhora a formação da massa óssea

As atividades no playground são extremamente importantes para a saúde dos pequenos. Ao participar de uma escala inflável ou um de futebol de sabão, por exemplo, a criança trabalha a inteligência, o aumento da resistência e da força corporal. Outro benefício importante é o auxílio da formação da massa óssea e a redução de doenças crônicas. 

De fato, as brincadeiras vão muito além da diversão independentemente da idade: com o processo de valorização na divisão de grupos, torna-se possível elevar a autoestima de cada um de forma muito particular. Os adultos também podem usar a área de brincar para avaliar o comportamento e o desenvolvimento. 

Desperta as habilidades emocionais 

Atualmente, a maioria das crianças costuma interagir com aparelhos eletrônicos. No entanto, é indispensável que o convívio em um playground seja incentivado como forma de aprimorar as relações de amizade, e as brincadeiras em grupo ensinam a lidar com as primeiras discordâncias e a se identificar com comportamentos semelhantes. 

Além de todos os benefícios, essas atividades ainda estimulam a superação de medos ao se deparar com situações, até então, desconhecidas. Outra questão essencial na formação dos pequenos envolve aprender a lidar com os machucados naturais da infância — ao ralar o joelho enquanto correm, por exemplo, eles aprendem a reconhecer quando existe algo errado em seu próprio corpo.

Pronto! Agora você já conhece a importância do playground no desenvolvimento das crianças, mas lembre-se de que a segurança dos pequenos sempre deve estar em primeiro lugar. Por isso, invista em brinquedos de qualidade para aprimorar o aprendizado e aumentar a diversão sem deixar de lado a tranquilidade dos pais. Dessa forma, todas as fases podem ser vivenciadas naturalmente. 

 

Gostou das informações deste artigo? Clique aqui e assine nossa newsletter! Fique por dentro de conteúdos exclusivos. 🙂

 

Sobre o autor

Guadaim

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

Share This