Meu Negócio

Como vencer os desafios dos empreendedores?

Escrito por Guadaim

Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil. Embora a ideia esteja em franco crescimento, os desafios dos empreendedores são grandes o bastante para intimidar seus novos interessados. 

Encarar esses entraves de forma dinâmica, focada e determinada é essencial para que negócio deslanche. Mas como fazer isso? Todos os empreendedores sabem que precisam ser determinados e criativos para enfrentar as dificuldades que encontram para praticar o empreendedorismo de forma plena. 

Sabendo disso, vamos apresentar algumas dicas muito importantes para você saber lidar com essas dificuldades e as superar. Confira!

Os desafios dos empreendedores

Estes são os desafios mais comuns para quem decide empreender em nosso país. Apesar de os problemas começarem já na abertura do negócio, é possível lidar com eles de forma construtiva.

O processo de abertura da empresa

Abrir uma empresa no Brasil é um dos processos mais demorados e difíceis. Na verdade, o país é o 6º no mundo nesse sentido, segundo um ranking definido pelo Banco Mundial. Dependendo do tamanho da sua empresa, o processo pode levar até 5 meses.

A forma mais simples e direta de lidar com essa questão, é buscar uma consultoria especializada, tanto em processos jurídicos como financeiros. Isso agiliza a abertura da empresa, e permite ao gestor trabalhar em outros aspectos importantes.

O trabalho com o público e equipe

De clientes até funcionários e fornecedores, gerir uma empresa é lidar constantemente com o público. E como cada pessoa é diferente, o desafio está em tornar essa convivência a mais pacífica e benéfica para todos.

Lembre-se de que cada pessoa possui a sua maneira de encarar os problemas do dia a dia. Assim, o empreendedor precisa ter jogo de cintura para que o negócio possa crescer. Isso, sem deixar o aspecto humano de lado.

Os tipos de concorrência

Esse desafio está ligado tanto ao aspecto inovador como às modalidades de negócio dos concorrentes.

Inovar, em qualquer segmento investido, sempre é um desafio por conta do que realmente pode ser feito. Quanto à concorrência, resta saber o que cada empresa “adversária” possui em alcance e qualidades.

Um exemplo de análise que pode ajudá-lo nesse sentido é o SWOT, que categoriza as forças e oportunidades do seu próprio negócio, bem como as fraquezas e ameaças da concorrência.

Gestão Financeira

Esse é um dos desafios atuais dos empreendedores. A crise econômica que acometeu o Brasil, embora não tenha diminuído a vontade de empreender, tornou diversos processos mais difíceis. Nesse âmbito, a gestão financeira se torna mais complicada por si só.

A melhor atitude a se tomar para lidar com as finanças, mais do que boas negociações com fornecedores, é direcionar todos os membros da equipe para práticas que auxiliem na economia de gastos. A longo prazo, isso garante sobrevida ao negócio.

Administração de Imprevistos

Nenhum empreendimento, bem ou malsucedido, seguiu sem imprevistos. Eles fazem parte do cotidiano pelo simples fato de não termos controle de tudo à nossa volta.

Ao compreender isso, é dever do gestor desenvolver sua inteligência para lidar com situações inesperadas. Uma das maneiras mais simples é se antecipar a possíveis imprevistos, trabalhando ideias que podem ser aplicadas em mais de um contexto.

A motivação

Esse é, de todos os desafios dos empreendedores, o mais difícil. Todos os problemas relatados anteriormente, quando não são devidamente administrados, roubam aos poucos a animação dos gestores.

Mais do que foco, os empreendedores precisam sempre estar atentos ao que de fato desejam para seus negócios. Com tais metas esclarecidas, a desistência deixa de ser uma opção.

Sempre que se sentir vacilante quanto à gestão do próprio negócio, busque exemplos e referências que lhe inspirem. Eles vão lhe lembrar que vale a pena enfrentar os desafios diariamente.

Quer mais dicas para lidar com os desafios dos empreendedores? Então assine nossa newsletter! Com informações exclusivas e ainda mais abrangentes, você terá tudo o que precisa para montar um negócio de sucesso. 

assinar-newsletter

Sobre o autor

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

Deixar comentário.