Gente que faz

Conheça a incrível história do biscoito Globo

Guadaim
Escrito por Guadaim

É praticamente impossível aproveitar uma manhã de sol em uma praia carioca sem dar de cara com um vendedor oferecendo um pacote de biscoitos Globo. O quitute é a comida de praia oficial do Rio e, sem dúvida nenhuma, um patrimônio da cidade maravilhosa.

Você conhece a incrível história dessa iguaria cada vez mais conhecida em todo o Brasil? Descubra com a gente a trajetória recheada de curiosidades que elevou o biscoito Globo à posição de símbolo da capital fluminense.

Onde tudo começou… em São Paulo!

A história já começa com uma ironia: um dos maiores símbolos do Rio de Janeiro tem origem em São Paulo.

Em 1953, quando os pais de Jaime, João e Milton Ponce se separaram, os irmãos se mudaram para a capital paulista e passaram a trabalhar na padaria de um primo. Foi onde aprenderam a receita do biscoito de polvilho.

Um ano depois, os três visitaram o Rio de Janeiro com o objetivo de vender seus biscoitos em um evento religioso. O sucesso foi tão grande que eles decidiram, em 1955, migrar a produção para a cidade carioca, depois de contratados pela Padaria Globo. Nascia então o biscoito Globo.

A expansão da marca até se tornar ícone carioca

No início, os biscoitos Globo eram vendidos para as filiais da padaria de mesmo nome. Somente em 1963, notando o potencial do produto, os irmãos Ponce formaram uma sociedade com o português Francisco Torrão.

Os parceiros abriram uma empresa, montaram uma fábrica no centro da cidade e adotaram um modelo de vendas que se mostrou crucial para o sucesso.

Os vendedores de rua (e, principalmente, das praias) foram os grandes responsáveis pela popularidade do biscoito Globo. A fábrica, que produz cerca de 150 mil unidades por dia, vende diretamente aos ambulantes até hoje — e as filas são enormes!

A receita secreta do biscoito Globo

A empresa mantém a receita do seu produto guardada a sete chaves, e não poderia ser diferente, não é mesmo? O que se sabe é que ele não leva nenhum tipo de corante ou conservante: seus ingredientes básicos são água, leite, óleo e, claro, o polvilho.

No forno, a água dos ingredientes evapora e os gases se expandem. Assim, o biscoito fica com aquela característica própria: aerado por dentro com uma crosta crocante na superfície.

Algumas curiosidades sobre o biscoito Globo

Fatos interessantes marcam a trajetória do biscoito de polvilho mais famoso do país:

A empresa dispensa investimentos em marketing

O biscoito Globo é um produto de raiz: a embalagem sempre foi a mesma e a empresa nunca fez propaganda. A aposta é na divulgação orgânica, sem investimentos em marketing, por meio dos vendedores nas praias e do boca a boca dos clientes.

Embalagens para ambulantes analfabetos

Pouca gente sabe, mas as embalagens coloridas têm sua razão: como, no passado, muitos vendedores ambulantes não sabiam ler, as cores foram adotadas a fim de auxiliar a venda — o pacote verde guarda a opção salgada e o vermelho, a doce.

Polêmica internacional

O biscoito mais querido dos cariocas já se envolveu numa confusão com o jornal americano The New York Times. O jornalista David Segal classificou o quitute como “sem gosto e sem graça”. A reação foi imediata: os brasileiros rechaçaram a opinião do repórter e saíram em defesa da marca.

O que aprender com a história do biscoito Globo?

Na sua jornada empreendedora é importante estar atento às oportunidades: os irmãos Ponce poderiam passar a vida trabalhando naquela padaria em São Paulo, mas decidiram arriscar no Rio de Janeiro e, como sabemos, essa foi uma boa aposta.

Além disso, os fundadores da marca sempre deram importância à qualidade dos ingredientes utilizados e ao produto final. Não é à toa que a empresa se orgulha de oferecer um biscoito sempre fresco e sem conservantes.

É inegável que grande parte do sucesso do quitute foi a venda nas praias. Hoje, uma experiência completa nas areias cariocas envolve, necessariamente, um pacote de biscoitos Globo. Então, fique ligado: escolher o lugar certo para comercializar seus produtos é uma das chaves para ser bem-sucedido!

Gostou de conhecer essa história fantástica? Então compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais!

 

Deseja receber conteúdos incríveis?

assinar-newsletter

Sobre o autor

Guadaim

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

Share This