Meu Negócio

Cozinha industrial: como e por que montar uma no seu negócio?

Cozinha Industrial

A cozinha industrial é necessária para qualquer empreendimento do ramo hoteleiro, lanchonete e até para aqueles empreendedores de sucesso que vendem as famosas “quentinhas”.

O hospital é outro nicho que precisa de uma cozinha industrial, principalmente por causa da higiene e do volume de atendimento. Restaurantes e escolas também podem precisar desse tipo de ambiente para facilitar na organização e na produtividade de forma mais rápida. Além de proporcionar um ambiente mais organizado, dinâmico e higienizado, a cozinha industrial garante credibilidade ao seu negócio que tem, entre atribuições, oferecer alimentos.

A cozinha industrial é importante porque agiliza todos os processos, uma vez que a maioria dos equipamentos garante uma cocção melhor; as panelas são maiores; a distribuição dos utensílios é mais prática e todo o ambiente fornece uma adequação melhor para o ramo de comidas e alimentos. Logo, se você tem um algum empreendimento, como hotel, restaurante ou hospital, a cozinha industrial é indispensável para o bom funcionamento do estabelecimento.

Por onde começa a montagem da cozinha industrial?

Documentos essenciais

É vital que se tenha a documentação em ordem, a qual permita o funcionamento da cozinha, se você é dono do seu próprio negócio. O alvará ambiental, ou alvará dos bombeiros, por exemplo, são alguns dos documentos obrigatórios que notificam que a sua cozinha não oferece danos a ninguém e que passou no teste de higienização e fiscalização sanitária.

Engenharia e arquitetura

Deve-se contratar um engenheiro e arquiteto. Mas, não qualquer profissional. Ambos devem ter experiência no ramo de cozinha industrial, porque sabem calcular as dimensões de cada equipamento, o que é necessário, como deixar o ambiente organizado e quais serão os processos de construção.

Tempo para o projeto

O tempo de preparo do projeto não pode ser curto. Caso queira ativar uma cozinha que esteja desabilitada, o prazo será mais rápido, mas se for outro o objetivo, você não deve ter pressa ou um orçamento pequeno, já que construções tendem a fugir um pouco dos limites. Por isso, é importante conversar com profissionais e indicar exatamente o que precisa.

Cuidado com investimento

Não se deve comprar nenhum tipo de equipamento sem saber sobre necessidade e/ou tamanho. A partir do momento em que se tem o projeto do arquiteto e do engenheiro, você pode pesquisar os preços. Entretanto, espere ver o ambiente construído e adaptado, a fim de procurar os produtos e equipamentos certos!

Praticidade e segurança são prioridades

Se você tem uma microempresa individual ou um grande negócio, saiba que, para um projeto de cozinha industrial, não se pode pensar em montar sem pensar na praticidade. Isto é, haverá uma fácil circulação de pessoas; não se deve também colocar os fogões e fornos perto dos refrigeradores. E para manter tudo organizado, se trata de um layout prático.

Além disso, na hora de contratar o profissional, saiba que ele deve ter experiência no ambiente que será montado. Sabe-se que a cozinha de um hospital é diferente de uma cozinha de restaurante, principalmente em relação à distribuição de equipamentos e higienização. Cada tipo de cozinha é diferente. As bancadas sofrem modificações e o uniforme de cada funcionário também pode ser um item que merece consideração. Em todos os casos, a cozinha industrial deve ser prática!

O mesmo vale para as lixeiras. Não as deixe perto dos alimentos, coloque-as mais afastadas, mas que isso não impeça a circulação dos funcionários. A higienização do ambiente também precisa ser prioridade; logo, deve-se manter longe os produtos de limpeza. As lâmpadas, por exemplo, devem estar protegidas com globos para que nenhum resíduo caia em cima dos alimentos. Os pisos? Antiderrapantes para evitar qualquer acidente.

Na hora de investir e montar sua cozinha industrial, alguns itens são fundamentais, veja alguns deles:  

  • Armários;
  • Refrigeradores;
  • Fogões e fornos;
  • Armários;
  • Coifas;
  • Os chamados pastrus.

Então, você precisa ter atenção na hora do seu projeto de cozinha industrial. Se você é boleira, convém ter um forno industrial. Se você trabalha no ramo de hotéis, é essencial manter pratos em temperatura estável e assim por diante.

Como vimos, a cozinha industrial é um ambiente que requer muita praticidade, higiene e segurança para os funcionários e cuidado no preparo de alimentos. Você já montou ou está planejando montar a sua cozinha industrial? Deixe um comentário!

Sobre o autor

Guadaim

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

Share This