Meu Negócio

4 dicas para ter sucesso com um buffet infantil

buffet infantil

Nos últimos anos, é possível notar em cidades de todos os portes o aumento considerável no número de buffets infantis e casas para festas. O motivo por trás desse aumento é a possibilidade de lucro crescente e a expansão do mercado de festas para crianças. Apesar de ter sofrido uma freada considerável com a intensificação da crise econômica brasileira, o ramo de buffet infantil ainda continua sendo um bom negócio do ramo infantil.

Porém, para se destacar em um mercado cada dia mais concorrido, é preciso ficar atento a alguns detalhes que auxiliam na organização e funcionamento do local. Confira a seguir quatro dicas para ter sucesso com buffet infantil! 

Inove nos comes e bebes

Antigamente, uma festa de criança seguia uma receita clássica: salgadinho, bolo, refrigerante e brigadeiro. Bastavam esses quatro elementos para que todo mundo estivesse feliz. Porém, a preocupação cada vez mais crescente com a saúde e a obesidade infantil fazem com que muitos pais evitem frituras e refrigerantes na dieta de seus pequenos. Portanto, cabe ao buffet infantil inovar.

É preciso contar com a consultoria de um profissional de nutrição para ajudar na elaboração dos cardápios, de forma que seja possível criar quitutes gostosos e mais saudáveis. Durante a produção do cardápio, procure unir o gosto das crianças com alimentos menos nocivos à saúde. Já existem boas receitas disponíveis para substituir as velhas coxinhas e bolinhas de queijo! 

Promova oficinas de culinária como entretenimento

Uma coisa é certa. Em um mercado tão concorrido, cabe aos buffets a inovação. Uma alternativa que vem ganhando força quando o assunto é brincadeira são as oficinas de culinária. Elas são uma ótima maneira de conciliar a dica sobre a comida com a novidade na hora de brincar. Como é muito difícil fazer as crianças sentarem para comer, fazer da produção e consumo de alimentos uma brincadeira pode ser uma ótima alternativa para que as crianças comam melhor e conheçam mais sobre os alimentos!

Invista em brinquedos que divirtam e educam

Crianças querem brincar e, para isso, querem muitos brinquedos. O buffet infantil não precisa ser um parque de diversões, porém, ter alguns brinquedos disponíveis é fundamental para atrair os pequenos. Algumas diversões tradicionais nunca saem de moda, como é o caso da cama elástica, dos pula-pulas e da piscina de bolinhas, que são brinquedos atrativos e promovem a atividade física enquanto as crianças brincam.

Uma das tendências atuais é apostar em brinquedos educativos, que estimulem a brincadeira em equipe e o pensamento das crianças. Não se trata de colocar todo mundo para montar um quebra-cabeça de 1000 peças, mas de encontrar alternativas para transformar o tradicional corre-corre das festas em uma brincadeira que estimule o pensamento, a coletividade e o respeito. Para tal objetivo, vale investir em brinquedos educativos e também na contratação de monitores que tenham experiência com atividades de estímulo cognitivo e de integração. 

Outro ponto importante relacionado aos brinquedos é a higiene. Crianças não possuem os mesmos cuidados de limpeza que os adultos, e isso significa que a limpeza dos brinquedos após cada festa deve ser meticuloso, principalmente para evitar desgaste dos materiais e má apresentação do buffet, algo que pode ser fatal na hora de fechar um contrato.  

Contrate monitores para o buffet infantil

Os monitores das festas não podem ser simplesmente babás das crianças. Eles têm papel fundamental na integração dos convidados e na harmonia entre os pequenos, sem contar a segurança que proporcionam ao cuidar dos pequeninos. Na hora de formar a equipe de monitoria do seu buffet, procure contratar profissionais que conheçam um pouco de pedagogia e que saibam qual a importância que as atividades em grupo possuem para a formação das crianças. Além disso, outro fator muito importante é que os monitores podem zelar pela preservação e bom uso dos brinquedos enquanto cuidam das crianças que estão brincando.

Essas são algumas dicas para obter sucesso em seu buffet infantil. Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outros pais e empreendedores a escolherem (ou montarem) um bom buffet para a festa dos seus filhos! 

Sobre o autor

Guadaim

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

Share This