Meu Negócio

Quer ser um empreendedor de sucesso? Descubra os erros que você deve evitar

empreendedor de sucesso

Muitos são os profissionais que abrem negócios próprios todos os anos, mas poucos são os que realmente fazem um bom trabalho para se tornarem empreendedores de sucesso. Isso porque gerenciar o próprio empreendimento não é uma tarefa fácil, pois exige muito esforço, trabalho e dedicação para o projeto crescer e se tornar um negócio sustentável.

Sabendo disso, nós separamos 5 erros que você deve evitar a todo custo em sua empresa que está nascendo. São alguns pontos fundamentais que farão toda a diferença para transformar a sua ideia em um negócio bem sucedido e, dessa forma, você se tornar um empreendedor de sucesso. Veja só:

1. Atuar na informalidade

Empreendedores novos muitas vezes se veem tentados a iniciarem as atividades do negócio de forma informal, na maioria dos casos como uma estratégia para fugir de impostos.

No entanto, a verdade é que dificilmente uma empresa conseguirá crescer sem a formalização do negócio. Apenas portando um CNPJ é que a empresa vai poder emitir notas fiscais, abrir uma conta bancária, usar máquinas de cartão ou ainda solicitar empréstimos com juros menores. Além disso, a informalidade torna o trabalho pouco profissional, o que é nocivo para uma empresa iniciante, que precisa provar seu valor para o mercado.

2. Iniciar sem planejar o negócio

Antes de começar o processo de operação de uma empresa, é fundamental que o empreendedor elabore um plano de negócios, onde estarão definidas todas as ações e metas que devem ser cumpridas a curto, médio e longo prazo.

Em um planejamento como esse, 3 coisas são essenciais para que o trabalho funcione bem: a primeira é a definição de metas a serem atingidas; a segunda é o prazo para que esses objetivos sejam cumpridos; e por fim, a terceira é o custo que a empresa vai ter para cumprir com essas metas. Entendendo esses três pontos, o planejamento se tornará muito mais eficiente.

3. Não organizar a parte financeira

O setor de finanças costuma conter as principais dúvidas dos pequenos empresários, e consequentemente, é um grande celeiro de erros na operação da empresa. Isso quer dizer que muitos novos empreendedores vivem com a parte financeira da empresa desorganizada e com a conta bancária no vermelho.

A gestão da parte financeira precisa ser uma prioridade para a sua empresa, em especial se você quer se tornar um empreendedor de sucesso. Não entender como funciona uma boa gestão financeira é um erro que compromete a visualização de custos e rendimentos da empresa.

4. Errar na precificação

Para definir o preço final de seu produto ou serviço, é essencial que o empreendedor entenda muito bem qual é a sua margem de lucro, ou seja, quanto ele vai ganhar para cada venda efetuada. É fundamental também entender as taxas de juros conforme formas de pagamento estabelecidas e todos os itens que impactam no custo do produto e, consequentemente, no seu preço de venda. Cálculos equivocados no momento da definição do preço vão provocar um contexto onde o empresário pode até vender muito, mas não consegue visualizar os ganhos e lucros.

5. Não ser exigente na hora de escolher os fornecedores

Empresas inteligentes e que atingem bons resultados são aquelas que mantêm uma boa relação com seus parceiros e fornecedores. Isso significa que elas entendem que os recursos adquiridos influenciarão diretamente na qualidade de seus produtos ou serviços.

Alem da qualificação, vale lembrar também que a reputação do fornecedor precisa ser levada em consideração, pois é ela que vai traduzir a capacidade de entrega, e a disposição dele para prestar assistência e manter a parceria por um prazo maior.

Esta exigência na escolha de parceiros e fornecedores caracteriza um pensamento necessário e fundamental para empresas que buscam desempenhos acima da média. Nós sabemos disso, e da mesma maneira que exigimos de nossos parceiros, aqui na Guadaim nós também nos esforçamos para sempre atender às necessidades e superar as expectativas de nossos clientes.

Gostou do post? Se você quer ser um empreendedor de sucesso, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse para o desenvolvimento do seu negócio!

Sobre o autor

Guadaim

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

Share This