Meu Negócio

[POST ESTENDIDO] Como ganhar dinheiro atuando como autônomo?

ganhar-dinheiro-atuando-como-autonomo

taxa de empreendedorismo no Brasil nunca esteve tão alta. Pesquisas realizadas em 2015 indicavam que quase 4 em 10 brasileiros estavam envolvidos com o próprio negócio. Dados do levantamento de 2016 indicaram um aumento de 20% sobre os números de 2015. Ganhar dinheiro como autônomo tem sido a opção de muitos brasileiros em meio ao contexto político e econômico em que vivemos.

Além disso, ser autônomo tem se apresentado como uma opção atrativa em várias instâncias. Afinal, você ganha mais liberdade, independência e, principalmente, realização profissional.

Outro atrativo é que atuar como autônomo é uma forma de conseguir renda rápida ou renda extra para complementar o orçamento no final do mês. Contudo, vale ter claro que esse não é um caminho fácil. Para chegar lá, algumas atitudes fazem toda a diferença. Por isso, veja a seguir como ganhar dinheiro atuando como autônomo.

Escolha um caminho

Uma das primeiras preocupações deve ser a de escolher qual caminho seguir. Tudo bem, você sabe que quer ganhar dinheiro com liberdade, mas como você vai fazer isso é a pergunta a ser respondida.

Para que esse processo de decisão se torne mais simples, vale a pena conhecer o seu perfil e também o do seu público. Avalie quais são suas aptidões, interesses e experiências, além de disponibilidade de tempo e de recurso. Quanto mais tempo você tiver disponível, associado a mais interesse ou aptidão, mais você pode lucrar.

Também é importante ficar de olho no seu mercado e conhecer o que busca o público do ramo onde você pretende atuar.

Dentre as possibilidades, a primeira que vem à mente é trabalhar como freelancer. Mais do que apenas fazer bicos, ser freelancer é trabalhar prestando serviço sem que haja um contrato de trabalho. Se você tem habilidade para algo e tempo livre, essa é uma opção vantajosa.

Se a arte do “faça você mesmo” é bem viva em você, vale a pena vender produtos feitos em casa, tais como comidas ou produtos artesanais.

Caso disposição seja o seu nome do meio, dá para trabalhar como vendedor ambulante. Ter um carrinho de pipoca, uma barraquinha de cachorro-quente ou o badalado food truck é uma possibilidade de conseguir clientes em diversos lugares.

E se você precisa de uma opção mais simples, o aluguel de equipamentos é perfeito. Ao comprar uma máquina de algodão doce, ou uma cama elástica, por exemplo, é possível alugá-la para festas infantis — ou mesmo para adultos — e lucrar de maneira autônoma.

Capriche na disciplina

Trabalhar como autônomo é benéfico em muitos sentidos: você tem mais liberdade, os horários são flexíveis e o seu poder de decisão aumenta. Ao mesmo tempo, essas características podem se tornar uma ameaça se não vierem acompanhadas de disciplina.

Ser o seu próprio chefe exige disciplina, organização e muito comprometimento. Por isso, também vai ser necessário estabelecer processos padronizados, assim como criar horários de atendimento e gestão.

E por falar em gestão, separar contas pessoais das finanças do negócio é outro fator de disciplina que precisa estar presente para que o seu negócio possa crescer a cada dia. É preciso ter um controle financeiro responsável, tanto sobre as finanças pessoais quanto as relacionadas ao negócio.

Invista na divulgação

Escolheu o ramo no qual atuar e já se organizou para o sucesso? Ótimo! Agora é hora de divulgar seus serviços e fazer chover clientes na sua horta. Pense em um nome chamativo, atraente e original, e que seja fácil de ser divulgado e reproduzido por seus consumidores.

Na era digital, uma das melhores possibilidades inclui fazer a divulgação nas redes sociais e em comunicadores instantâneos. Por meio de Facebook, Twitter e até mesmo Whatsapp, você consegue se comunicar diretamente com os clientes sem precisar pagar por isso.

Porém, é necessário saber como funcionam essas ferramentas para que a divulgação não se torne propaganda não desejada. Estude um pouco sobre marketing digital e as melhores maneiras de divulgar o seu negócio através das redes sociais.

Contudo, poucas ferramentas divulgam tão bem o seu negócio quanto clientes felizes e satisfeitos. O marketing boca a boca é um dos canais de divulgação que mais agregarão valor ao seu negócio. Por isso é importante pensar no cuidado ao atendimento como uma forma de conseguir indicações de mais clientes.

Regularize sua situação

Não menos importante, não se esqueça de regularizar sua situação, especialmente se você pretende agir de maneira ambulante. Hoje, é mais fácil conseguir ganhar dinheiro dentro da lei e você tem possibilidades como fazer parte dos programas Microempreendedor Individual (MEI) ou Simples Nacional.

Além de evitar multas e dores de cabeça com as autoridades, a regularização ainda gerará autonomia e confiança para o seu negócio, assim como vai permitir emissão de notas fiscais e obtenção de financiamentos para crescer a cada dia.

Outro benefício relacionado à regularização do negócio é o ar profissional que você passa para o seu público. Ao ver que o seu negócio funciona sob um CNPJ, está registrado e regularizado, o cliente se sentirá muito mais seguro e confiante.

E, se o serviço for oferecido com qualidade, certamente este cliente indicará o negócio para outras pessoas. Pois você provará que o seu empreendimento é profissional em todos os aspectos.

Planeje o seu negócio

Depois de regularizar o seu empreendimento, você terá que reservar alguns dias para criar um planejamento para o desenvolvimento do negócio. Para se dar bem como autônomo, você deverá definir quais serão os principais canais de comunicação que você usará. Possuir um web site, uma página no Instagram e outra no Facebook é indispensável para divulgação digital.

Criar um plano de negócios permitirá que o autônomo estabeleça objetivos a curto, médio e longo prazos, além de todas as metas que deverão ser atingidas para que esses objetivos sejam alcançados.

Crie todas as etapas do seu negócio e uma agenda de tarefas para que você consiga visualizar, sempre que quiser, em qual parte do caminho se encontra.

Crie um plano de desenvolvimento profissional

Outra dica muito importante para o sucesso de um autônomo é a definição de suas metas pessoais e profissionais. Para se desenvolver profissionalmente – comprar novos equipamentos, transformar um hobby em empresa, alugar um ponto comercial – é preciso que os objetivos sejam claros e concretos.

E para atingir esse desenvolvimento, é indicado que o autônomo leia revistas e blogs especializados em sua área de atuação. Realizar cursos de gestão e empreendedorismo poderá agregar conhecimento prático a seu negócio.

A ideia é estudar e se tornar um profissional ainda melhor para consolidar o seu negócio no mercado e atrair, cada vez mais, clientes para utilizar os serviços/produtos comercializados.

Não tenha medo de começar

Ficar esperando pelo momento certo para começar é uma das características do medo de empreender. É normal ter medo de começar, mas é preciso identificar até quando esse receio está lhe impedindo de dar o primeiro passo. Você nunca estará totalmente pronto até o momento em que abrir o seu negócio.

Todo o tipo de negócio apresenta riscos. Mesmo assim, é necessário assumir e enfrentar os desafios para ser um autônomo bem-sucedido.

Ao seguir as dicas apresentadas neste artigo, você, empreendedor, poderá diminuir os riscos relacionados ao seu negócio. Consequentemente, aumentará as chances de sucesso.

Porém, será necessário ter coragem e dar o primeiro passo. Comece escolhendo a área em que deseja atuar. Depois siga as instruções que trouxemos aqui!

Ganhar dinheiro como autônomo exige, principalmente, quatro coisas: escolha do ramo correto, disciplina, divulgação e regularização. Como consequência, você vai ver o rendimento no final do mês surgindo com consistência e sucesso.

E aí, ficou animado para começar a ganhar dinheiro atuando como autônomo? O que falta para colocar nossas dicas em prática? Para você ficar mais confiante em suas decisões, estar sempre informado é fundamental. E para receber sempre as melhores informações sobre como ganhar dinheiro como autônomo, assine nossa newsletter! Assim você estará sempre atualizado sobre nosso conteúdo.

Receba nossos conteúdos em primeira mão!

assinar-newsletter

Sobre o autor

Guadaim

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

Share This