Meu Negócio

Jovens empreendedores: como juntar dinheiro fazendo faculdade?

juntar dinheiro fazendo faculdade

Durante os anos de faculdade, estudar pode não ser a única preocupação de um universitário. Com a maior independência dos pais, pode vir também a responsabilidade de pagar algumas contas ou guardar dinheiro para o futuro.

Mas você já parou para pensar que, além das opções de estágio, há outras formas de juntar dinheiro fazendo faculdade? Isso mesmo! Basta usar a criatividade e o empreendedorismo para ter algumas economias extras no fim do mês.

Mas como fazer isso? No post de hoje, damos 4 dicas do que é possível fazer para ir levantando dinheiro na faculdade ou mesmo na vizinhança durante seus anos de universitário. Continue a leitura e mãos à obra!

Faça e venda alimentos

Salgados, doces, sanduíches naturais… Vender algo gostoso para a hora dos intervalos – seja no horário de almoço ou do jantar – para o pessoal da faculdade, pode ser algo bastante lucrativo.

Afinal, quem não gosta de se deliciar entre uma disciplina e outra? Veja abaixo alguns produtos que costumam fazer muito sucesso:

Procure receitas na internet e busque aquela que tem mais potencial para agradar seus amigos. Você pode investir em tendências, como lanches e doces vegetarianos ou veganos e brigadeiros sem lactose, para ter um diferencial.

Entretanto, recomendamos que você venda sua produção por um preço bem acessível, pois a maioria dos estudantes não esbanja e, portanto, não costuma gastar mais que cerca de 3 reais em uma guloseima. Por outro lado, se você tiver um diferencial como mencionamos no parágrafo anterior, pode até cobrar mais.

As vendas podem ser feitas no boca a boca, com você indo até as pessoas e oferecendo ou pelas redes sociais. Na internet, você pode divulgar com antecedência que estará vendendo tal produto em determinado horário e local.

Se a faculdade não permitir vendas dentro das instalações, venda na entrada! Conforme o produto se popularizar, você pode abrir a possibilidade de encomendas maiores, como para pequenas festas e confraternizações.

Outra dica é se adaptar ao período do ano. Se você trabalha com chocolates, por exemplo, pode fazer edições especiais de ovos de Páscoa, cestas para Dia dos Namorados, chocotones para o Natal, etc. No verão, comidas leves fazem mais sucesso. Use a criatividade!

Dê aulas particulares ou monitorias

Se você manja ou tem conhecimentos suficientes de alguma área, pode oferecer aulas particulares para colegas do seu curso e de outras salas ou tirar as dúvidas de determinada matéria.

Podem ser aulas de idiomas (além do inglês, espanhol e francês costumam ser bem procurados), de alguma disciplina do curso ou de áreas gerais, como gramática, redação científica, cálculo, humanidades, etc. 

Nos murais da faculdade e grupos de redes sociais da sua turma e comunidade acadêmica em geral, divulgue qual aula você dá e seus contatos. Dessa maneira, as pessoas interessadas poderão encontrar você facilmente.

Passeie com cachorros

Outra atividade bem tranquila é se oferecer para cuidar e passear com os cachorros da vizinhança ou dos amigos por um precinho camarada.

Estipule períodos e procure conciliar a atividade com seus horários livres. O trampo pode ser bem agradável, além de gerar uma grana sem ter que investir em nada.

Invista em trabalhos de tradução e edição

Artigos acadêmicos e outros papers para congressos científicos nacionais e internacionais costumam precisar de uma versão em inglês e de adequação às normas de linguagem e ABNT.

A galera costuma detestar esses padrões, mas são obrigatórios. Portanto, se você entende as regras, pode se oferecer para revisar, editar e/ou traduzir os artigos e trabalhos por um preço a combinar, dependendo da quantidade de palavras. Para a divulgação, siga o mesmo esquema das aulas particulares e monitorias.

Viu só? Dá sim para empreender e juntar dinheiro fazendo faculdade! Teste aquilo que funciona melhor para seu perfil, rotina e habilidades. E agora, ajude seus colegas que também estão precisando levantar uma grana: compartilhe este post nas redes sociais para mais gente se ligar!

Sobre o autor

Guadaim

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

Share This