Meu Negócio

Deseja montar um buffet? Descubra os equipamentos essenciais

Guadaim
Escrito por Guadaim

Montar um buffet é uma ideia de negócio consolidada e bem-sucedida no Brasil. No entanto, assim como em qualquer empreendimento, o sucesso nessa área exige muito planejamento. É preciso pensar em aspectos essenciais para o funcionamento do negócio: do ponto comercial aos equipamentos para buffet, passando pelo atendimento.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a localização é determinante para que uma empresa tenha êxito. Por isso, é preciso se instalar em um ambiente que comporte as atividades, e esteja próximo e acessível para o público-alvo.

Planejar a estrutura do buffet é imprescindível para garantir um produto de qualidade e, consequentemente, oferecer bom atendimento — fator importantíssimo para essa modalidade de empresa, uma vez que ela faz não só com a realização de festas, mas também de sonhos.

Quer montar um empreendimento que seja referência na sua cidade? Confira a seguir quais são os equipamentos para buffet indispensáveis para prestar o melhor serviço da região!

Mesas e cadeiras

Para assegurar o conforto dos convidados, é preciso ter mesas e cadeiras padronizadas. Muitas empresas do ramo optam por mobílias de plástico, mas o mais recomendável é escolher itens feitos de madeira ou ferro. Esses materiais, além de comportar pessoas de diferentes pesos, conferem mais elegância e sofisticação ao ambiente.

Vale ressaltar, ainda, a importância de comprar móveis adaptados para o tipo de público que se pretende atender. Em festas para crianças, por exemplo, é preciso ter cadeirões para garantir a segurança dos pequenos.

Para quem está começando, uma alternativa é alugar as mesas e as cadeiras, o que permite economizar espaço de estocagem e evita que o serviço seja pego desprevenido, caso o número de convidados seja maior do que o informado na contratação.

Está gostando do nosso artigo? Receba conteúdos incríveis como este! Clique aqui e assine nossa newsletter. 

Fogão industrial

A empresa de eventos é responsável por produzir diversos alimentos e em grandes quantidades. Nesse contexto, o fogão industrial é necessário para seja possível atender à demanda de forma rápida.

Esse equipamento tem maior durabilidade que os fogões comuns, pois é fabricado em aço e, por isso, tem estrutura mais sólida. Entretanto, apesar de funcionar com gás de botijão, nem todos os modelos possuem forno embutido. Em alguns casos é necessário adquiri-lo à parte. 

Geladeiras e freezers

A qualidade dos alimentos produzidos é fundamental para proporcionar a satisfação dos clientes. Para garantir esse quesito, todo buffet deve conservar os ingredientes perecíveis de forma apropriada, em geladeiras e freezers. O ideal é ter, pelo menos, dois freezers horizontais e três geladeiras.

Assim, em festas com muitos convidados, as demandas podem ser atendidas prontamente e sem o desperdício de alimentos e insumos, o que resultaria em prejuízo financeiro para o caixa do buffet.

Utensílios de cozinha

Os utensílios de cozinha, como panelas, tachos, frigideiras, medidores, potes, talheres, copos e bandejas, são imprescindíveis para preparar os ingredientes e servir os clientes.

Se tratando da louça que será utilizada nos eventos, é importante comprar dois a três modelos diferentes para harmonizar com os estilos de festas. Para celebrações infantis, é essencial ter itens personalizados para essa clientela.

É recomendável elaborar o cardápio com os tipos de pratos e as variedade de alimentos que serão servidos, calcular a quantidade média de porções a serem preparadas pelo serviço e, a partir daí, definir os principais utensílios que a cozinha necessita para funcionar.

Brinquedos para crianças

Além de boa comida, o buffet também deve proporcionar diversão, principalmente em eventos infantis. Assim, não podem faltar os brinquedos para crianças — que devem ser feitos de materiais seguros e montados em um espaço apropriado para evitar acidentes.

Os melhores brinquedos infantis são aqueles fabricados em plástico ou borracha como: cama elástica, piscina de bolinhas, escorregador e tobogã inflável.

Para completar os equipamentos para buffet, aposte em carrinhos ambulantes feitos de inox para manter os alimentos aquecidos e disponíveis para os consumidores. Isso é um diferencial no atendimento e, na hora de adquirir esses itens, é importante dar preferência para empresas conceituadas e experientes no mercado.

Quer abrir um buffet? Veja o que considerar na definição dos preços do serviço prestado!

Sobre o autor

Guadaim

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

Share This