Meu Negócio

Por que ter um playground para crianças na escola?

Guadaim
Escrito por Guadaim

A hora de ir ao playground é um dos momentos preferidos dos pequenos na escola. Afinal, é um período dedicado exclusivamente à diversão, em que eles podem transformar qualquer coisa e lugar em brincadeira. Nesse sentido, contar com um espaço apropriado para crianças é o diferencial que uma instituição de ensino precisa para complementar a educação dos seus alunos.

Quando brinca, a criança não está apenas se divertindo, mas também aprendendo a solucionar problemas, explorar, negociar, se expressar e tomar decisões. Isso significa que em momentos de descontração, ela desenvolve suas habilidades físicas, emocionais e sociais.

O espaço para crianças permite que os alunos interajam uns com os outros, de maneira que os professores possam analisar as suas atitudes e comportamentos e, consequentemente, identificar possíveis dificuldades para se relacionar. 

Nele, é preciso ter brinquedos que motivem as crianças a agirem socialmente e a exercitar a imaginação, além de serem seguros — é claro!

Quer garantir a alegria e aprendizado da criançada? Confira, abaixo, quais são os brinquedos que não podem faltar no playground da sua escola!

Casinha

Ao se reunirem para brincar na casinha, as crianças participam de brincadeiras que exigem a troca de papéis, em que elas podem usar toda a imaginação em diferentes situações, como fazer comidinhas, por exemplo.

Além disso, as circunstâncias que ocorrem nesse brinquedo ajudam a exercitar a parte média do corpo, principalmente, o quadril, conferindo mais agilidade para o pequeno se movimentar, além de incentivar a exploração de áreas desconhecidas do lugar.

Escorregador

Instalar esse brinquedo na escola é ótimo para melhorar o equilíbrio dos pequenos. Isso porque os estimula a entender a noção de segurança e de proteção por causa do receio que eles têm de cair. Sem falar que o escorregador ainda exercita a postura, já que a criança pode descer em diferentes posições.

E aí, está gostando do nosso artigo? Clique aqui para assinar nossa newsletter e receba conteúdos incríveis como este!

 

Gira-gira

O principal objetivo do gira-gira é exercitar e fortalecer os braços, uma vez que cada criança deve se esforçar para mover os seus companheiros. Enquanto elas se seguram para não cair também estão trabalhando a força e a coordenação.

Gangorra

Uma simples brincadeira na gangorra favorece o desenvolvimento dos sentidos, já que as crianças podem experimentar várias sensações nos momentos de subir, descer, acelerar, frear e esticar as pernas. O brinquedo também contribui com o fortalecimento das costas, melhorando a postura dos alunos quando sentados.

Balanço

No balanço, as crianças têm a oportunidade de aprimorar os seus sentidos devido ao movimento que o brinquedo exerce sobre elas, e também ajusta a postura. A movimentação para frente e para traz ajuda a identificar o nível de tolerância dos pequenos ao movimento, visto que, por não utilizarem com frequência, geralmente ficam enjoadas em veículos em movimento.

Neste post você viu que ter um espaço para crianças na escola traz diversos benefícios físicos e mentais, o que promove o desenvolvimento social e pessoal dos alunos. Contudo, é imprescindível primar pela qualidade e segurança dos brinquedos — que devem seguir à risca as normas da ABNT para preservar a integridade dos pequeninos.

Quer conquistar o público-alvo? Veja como começar isso pela qualidade do atendimento ao cliente!

 

 

Sobre o autor

Guadaim

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

Share This