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Qualidade no atendimento ao cliente: quanto vale o esforço?

Guadaim
Escrito por Guadaim

A qualidade no atendimento ao cliente é imprescindível para qualquer empreendimento que almeja o sucesso. Diante do cenário atual, em que os consumidores gostam de pesquisar, interagir e se comunicar com as empresas, oferecer um tratamento satisfatório já tornou-se uma obrigação.

É fundamental que os empreendedores entendam que o cliente é o seu principal gerador de lucro, uma vez que é o foco da empresa. Por isso, é preciso que ele fique satisfeito por meio dos produtos e serviços prestados, desde o processo de abordagem até o acompanhamento do pós-venda.

Quer conquistar a preferência dos seus clientes? Confira, abaixo, qual a importância e como ter um atendimento de qualidade!

Por que atender bem ao cliente?

Ao adotar medidas para ampliar a qualidade do seu atendimento, a tendência é que o cliente recomende seus serviços para pessoas próximas, gerando divulgação espontânea — fator importantíssimo para se tornar referência no mercado.

Se for bem recibo pela empresa, o consumidor pode sentir liberdade para opinar sobre o negócio, o que cria uma relação de confiança entre ambos. Assim, você pode coletar informações relevantes para aprimorar a sua atividade.

Outra razão para se preocupar com a qualidade do atendimento é a possibilidade de otimizar seus canais de comunicação, criando outros e melhorando aqueles que já estão em funcionamento. Você pode adotar o WhatsApp para promover uma comunicação mais intimista e imediata com os clientes, por exemplo.

Quando o empreendimento se mostra aberto para receber críticas e próximo ao cliente para solucionar seus problemas, ele está dando uma demonstração de competência, tornando o seu serviço mais eficiente e contribuindo para melhora do humor do indivíduo.

Um bom atendimento ajuda o atendente a conhecer o comportamento do seu público, tendo embasamento para aperfeiçoar os serviços ou criar produtos de acordo com perfil do consumidor. Tudo isso ainda ajuda no aumento do número de vendas, uma vez que o cliente passa a ver na sua empresa uma oportunidade imperdível de fechar negócio.

Como aumentar a qualidade no atendimento ao cliente?

Com a adoção de algumas medidas simples é possível aplicar uma gestão de cliente mais eficiente. Veja, a seguir, o que fazer para aumentar a qualidade no atendimento!

Seja gentil e eficiente

É essencial que o cliente perceba que está em boas mãos e que seu problema será resolvido prontamente. Sendo assim, informe seu nome, pergunte o do consumidor e seja educado em todas as circunstâncias. Demonstre não apenas querer fechar um negócio, mas também a intenção de ajudá-lo a ter aquilo que precisa.

Fique atento às reclamações

Um dos seus clientes não ficou satisfeito com os brinquedos que alugou da sua empresa? Mesmo que você não concorde com a reclamação, não deixe de dar atenção e ouvir o que ele tem a dizer, isso evidencia respeito, além de mostrar que você se importa com o que ele pensa.

Quando as reclamações forem pertinentes, procure corrigir os pontos ressaltados e não se esqueça de dar um retorno para o consumidor, mostrando que foi ouvido, isso impede que ele procure outra empresa. Também é importante assumir erros e pedir desculpas, quando for necessário.

Prepare-se para atender a demanda

Se você sabe que em datas comemorativas, como o Dia das Crianças, a procura pelos seus serviços é maior, então, se prepare para atender essa demanda. Conte com mais brinquedos para alugar e um número maior de funcionários para negociar com os clientes, garantindo que todos possam contratar os seus serviços e sejam atendidos com a mesma atenção e qualidade.

Cultive o relacionamento com o cliente

Fidelizar os clientes exige esforço e dedicação. Portanto, mantenha uma relação próxima com seu público. Para isso, utilize as redes sociais e aplicativos de celulares para divulgar seus serviços ou simplesmente oferecer descontos especiais para aqueles que são fiéis ao seu negócio.

Como você pode perceber, a qualidade no atendimento ao cliente é um dos pilares de qualquer empresa, logo deve ser tratado como prioridade para que você atinja os seus objetivos.

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Sobre o autor

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Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

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