Receitas

Conheça mais sobre os 4 docinhos do Brasil

Guadaim
Escrito por Guadaim

Todo mundo gosta de doces do Brasil, não é mesmo? E com tanta variedade culinária, as guloseimas nacionais podem se tornar uma boa oportunidade de negócio. São receitas deliciosas e tradicionais de vários estados que agradam ao paladar de todos. O grande segredo está em montar um bom planejamento e conhecer as preferências do mercado. 

A perspectiva de lucro costuma ser bastante abrangente, já que está diretamente ligada, além de outras atividades aos ramos de festas, de hotéis e restaurantes (incluindo os mais sofisticados) e de turismo e lazer. Como existe uma demanda de alto potencial, aumentar em volume e qualidade a mão de obra é um atrativo de peso para qualquer empreendedor visionário.

Quer saber mais sobre esse negócio tão promissor? Trouxemos dicas dos 4 docinhos mais populares do Brasil e que trazem um bom retorno financeiro.

Brigadeiro: verdadeiro clássico

Conhecido carinhosamente também como “negrinho” em algumas regiões do país, o brigadeiro representa um investimento certeiro. Afinal, é praticamente impossível encontrar alguém que não goste desse doce típico das festinhas infantis. A receita foi inventada em 1946, para arrecadar doações para a campanha à presidência do Brigadeiro Eduardo Gomes.

O Brigadeiro não ganhou a eleição, mas foi o responsável por batizar esse verdadeiro clássico da cozinha nacional. Hoje em dia, existem diversas formas de incrementar o sabor do brigadeiro, com a adição, por exemplo, de vinho, cachaça, limão siciliano, leite em pó e outros ingredientes gourmet. No entanto, a versão tradicional do doce ainda é a preferida. 

O modo de preparo costuma ser muito simples. Basta adicionar margarina, chocolate em pó e leite condensado em uma panela funda. Em seguida, mexer em fogo médio até que a composição desgrude da panela. Depois, é só passar no granulado e deixar esfriar.

Ambrosia: uma explosão de sabores 

Um dos doces mais apreciados pelos mineiros é a Ambrosia. Criada na Península Ibérica, a receita foi trazida ao Brasil por nossos colonizadores e se tornou típica da fazenda. 

Essa guloseima é feita com açúcar, canela, leite, ovos, cravo e cascas de limão. Coloque em uma panela média 1/2 xícara de açúcar, a canela e os cravos da índia. Deixe ferver até dourar o açúcar (cor de caramelo). Acrescente o leite, o suco do limão o restante do açúcar e os ovos (misture os ovos antes para estourar as gemas). Mexa de vez em quando. Deixe ferver até a mistura ficar quase seca.

Além de ser muito apreciado em Minas Gerais, o doce também ficou muito popular no interior de São Paulo. 

E aí, está gostando do nosso artigo? Clique aqui, assine nossa newsletter e receba conteúdos incríveis!

Cuca: inspiração do Sul 

O bolo de Cuca é uma versão de uma torta tradicional alemã chamada Streuselkuchen. Com a grande colonização germânica no Sul do Brasil, a receita tomou forma e se tornou uma das sobremesas mais consumidas. O preparo pode ser feito com adição de banana e canela ou de goiaba.

Certamente, um dos principais motivos do sucesso é a farofa crocante que deixa o prato perfeito. Para não errar, você precisa preparar a massa com todos os ingredientes misturados. Já a farofa exige um cuidado específico: coloque tudo em uma grande tigela e amasse até que tome a aparência granulada característica. 

Doce de Cupuaçu: muito bem acompanhado

O Cupuaçu é um fruto típico da região Norte e Nordeste e o seu doce costuma ser bastante apreciado também em outras partes do território nacional. A diferença de uma região para outra está no acompanhamento escolhido. Entre as opções mais populares estão sorvete, bombons e mousse.

No Sudeste, por exemplo, é consumido com açaí. A combinação dos dois sabores deixa a iguaria ainda mais refrescante e exótica. Uma das principais características da receita é a simplicidade tanto dos ingredientes quanto do modo de preparo. O doce leva apenas açúcar, polpa de Cupuaçu, essência de baunilha e noz-moscada. Deixe ferver tudo em uma panela por trinta minutos até começar a soltar do fundo. 

Pronto! Agora você conhece os principais doces do Brasil. Além de saborosas e populares, as receitas também funcionam como uma excelente fonte de renda extra. É só usar a criatividade para proporcionar verdadeiras experiências diferenciadas na hora da degustação e conquistar o público. 

Gostou das dicas? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos exclusivos.

Sobre o autor

Guadaim

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

Share This