Materiais Gratuitos

Saiba o que analisar na hora de contratar garçom de buffet

Guadaim
Escrito por Guadaim

Seja em restaurantes, rodízios, ou situações que envolvam a culinária em geral, os garçons são figuras indispensáveis. E os garçons de buffet, em especial, possuem algumas características que devem ser levadas em conta ao serem contratados. Afinal, além de serem os responsáveis diretos pelo atendimento do público, eles são ainda a ponte entre os convidados e a cozinha.

Para quem deseja eventos melhor direcionados e com público satisfeito, um dos segredos é ter bons garçons. Para tanto, são necessários alguns cuidados bem importantes. Conheça alguns deles e acerte na seleção! 

Pontos a se considerar ao contratar um garçom de buffet

Além de ser obrigatório a contratação de profissionais treinados no setor, inclusive para profissionais terceirizados, existem alguns parâmetros que os donos de buffets e restaurantes devem seguir. A intenção, sempre, é ter o melhor atendimento. Confira! 

Postura

Diz respeito à conduta dos garçons ao atender e entender as necessidades dos convidados. É preciso que o trato seja gentil, nunca rude ou deselegante com o público. Também diz respeito à postura física, com a forma de se apresentar aos convidados.

Rapidez

Garçons de buffet precisam ser rápidos e eficazes tanto ao servir o cardápio da ocasião como para receber os pedidos dos convidados. Esse aspecto varia de acordo com o evento: enquanto festas de aniversário exigem agilidade para oferecer um cardápio variado para o público ativo em vários pontos do local, festividades como casamentos e eventos executivos contam com um cardápio fechado, funcionando de forma similar a um restaurante. Cabe aos garçons atenderem a tais demandas de forma prática e eficiente.

Etiqueta

Fundamental para que os convidados se sintam acolhidos e bem atendidos em um buffet. Além de tratarem adequadamente o público, os garços precisam estar habituados às regras de atendimento do buffet, tais como:

  • a posição de pratos e talheres; 
  • os lados com os quais deve servir e retirar a mesa;
  • detalhes do menu oferecido no buffet;
  • ser capaz de tirar quaisquer dúvidas que os convidados possuam durante o evento.

Higiene

Está intimamente ligado a etiqueta, mas com detalhes próprios. Todos os garçons precisam estar apresentáveis, com uniformes impecáveis, assim como a aparência. A falta destes pontos denota não apenas desleixo, como desconfiança nos demais aspectos do buffet.

Por isso, garçons devem ser cuidadosos no atendimento. Ainda que seu serviço exija rapidez, ele deve vir acompanhado de atenção aos trajes, às mãos e à apresentação como um todo. 

Como direcionar um bom garçom de buffet?

Com os profissionais contratados e com proficiências em ao menos duas das características mostradas acima, a melhor forma de estabelecer uma relação de confiança entre os próprios garçons, e dos gestores com eles, é por meio de um treinamento.

Ao treinar os garços em técnicas, ambientes específicos para os buffets, entre outras regras de conduta e de otimização dos serviços, não só auxilia os próprios profissionais a terem ótimos portfólios, como cria toda uma identidade para o buffet. O resultado é uma equipe coesa e um serviço de primeira linha.

Estar em dia com todos estes detalhes faz com que a contratação de garçom de buffet seja mais tranquila, mesmo que leve um pouco mais de tempo. Para diversos ambientes, como os corporativos, esses detalhes são ainda mais importantes. Com esse treinamento concluído, que tal se preparar para atender os grandes executivos? Confira nossas dicas, e até a próxima!

Sobre o autor

Guadaim

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

Share This