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Dicas de negócio: conheça os segredos para se destacar da concorrência

destacar da concorrência

Em um mercado com muitas opções semelhantes, conseguir se destacar da concorrência é questão de sobrevivência. Muitas vezes, o sucesso mora nos detalhes e aquilo que passa despercebido é o que pode fazer toda a diferença.

Para te ajudar nessa tarefa e garantir o sucesso, veja a seguir 6 dicas que você precisa conhecer para se destacar da concorrência!

Conheça o seu cliente

Do que o seu cliente precisa e como seu negócio pode ajudá-lo a suprir tais necessidades? Essa é a pergunta que vale ouro para o seu negócio! Quem trabalha vendendo comida na rua — como hot dogalgodão doce, hambúrguerpipoca etc —, definirá melhor os alimentos que deve oferecer ao público-alvo. Além dos acompanhamentos que precisa ter.

A postura diminui o esforço de venda — afinal, sua oferta fica quase irresistível — isso também aumenta a satisfação da clientela. E lembre-se que: clientes satisfeitos são clientes fiéis, que compram mais e trazem novos clientes.

Acerte na formação de preço

Imagine que o cliente quer comprar exatamente o produto que você tem. Um hot dog com salsicha especial, por exemplo. A concorrência não é fácil, e você oferece por um valor X. Se o cliente pesquisar e encontrar o produto pela metade do preço, em outro lugar, e a qualidade for equivalente à sua, a pessoa provavelmente vai comprar na concorrência, não é?

Porém, se você baixar muito o preço, corre o risco de perder sua margem de lucro — e até mesmo de passar a ideia de produto de baixa qualidade. Por isso, é fundamental acertar na formação de preço e ter um valor justo e competitivo. Não coloque preços, ao menos em princípio, tão diversos do que os de seus concorrentes próximos.

Não se esqueça de acompanhar os concorrentes

Por falar em competição, não perca a sua concorrência de vista. É importante entender as estratégias de quem disputa mercado com você, pois isso permite que você se prepare e aproveite novas oportunidades.

Monitore as estratégias dos concorrentes, veja as ideias que os outros vendedores utilizam para se destacar e onde compram seus materiais e ingredientes, assim você saberá se eles possuem equilíbrio entre qualidade e preços. Analise o que funciona para seu público e, principalmente, aprenda com os erros alheios.

Treine a equipe da maneira certa

Uma equipe bem preparada é sinônimo de cliente que compra e que sai satisfeito. Atender bem cria uma percepção positiva do seu negócio e gera encantamento de marca — afinal, todo mundo quer ser bem tratado.

Se o seu negócio está crescendo, invista em capacitação e treinamentos. Podem-se formar cartilhas de como fazer uma comida (a ordem de preparação de um hot dog, por exemplo, ou o modo certo de lavar um utensílio), além de estabelecer o uso frequente de frases como “obrigado”, “por favor” e “bom dia”.

Escolha a dedo seus parceiros

Seu cliente quer comprar, você quer vender, mas o fornecedor não entregou os ingredientes na hora certa… Já pensou em quão prejudicial é desperdiçar um dia de trabalho?

Por isso, escolher bem onde comprará os seus itens é vital para o negócio. Selecione os fornecedores que apresentem boas condições de pagamento, flexibilidade e que cumpram os prazos corretamente. O resultado é estoque sempre abastecido e pronto para atender os clientes.

Aumente a qualidade ofertada

Quanto maior for a qualidade do que você vende, maior será o valor agregado e percebido pela clientela. Isso aumenta a sua competitividade, porque os clientes sentem que estão comprando algo muito melhor e que estão sendo beneficiados.

Nesse sentido, vale a pena apostar em uma boa imagem e higiene de seu ponto de venda, bem como redesenhar e otimizar os processos que você cumpre diariamente para elaborar os alimentos, manusear dinheiro, lidar com os aparelhos que utiliza. O propósito é fazer as coisas mais rapidamente, com ótima qualidade e limpeza. Pode ter certeza que não passará em branco pelos seus clientes!

Com essas dicas de negócio em prática, ficará muito mais fácil chamar a atenção dos seus clientes do jeito certo, deixando a concorrência para trás!

Conte, nos comentários, se você tem algum segredo especial para conseguir a diferenciação de mercado!

Sobre o autor

Guadaim

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

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