Meu Negócio

Você sabe mesmo como fazer parcerias para seu negócio?

Guadaim
Escrito por Guadaim

Quem trabalha com festas e eventos entende o quanto é importante ter bons parceiros. Eles são fundamentais para expandir os negócios, conquistar mais clientes e aumentar os lucros. No entanto, nem todo mundo sabe como fazer parcerias e, principalmente, mantê-las.

De fato, não é fácil identificar o parceiro certo para o setor, que seja comprometido e compartilhe dos mesmos valores da empresa. No post de hoje, separamos algumas dicas que podem ajudar a fazer parcerias de sucesso. Acompanhe!

Identifique parceiros em potencial

O primeiro passo é entender que tipo de parceiro é interessante para o seu negócio. Afinal, não adianta tentar fazer parcerias com empresas que não agreguem valor ao seu negócio e vice-versa.

Dessa forma, é preciso realizar uma boa pesquisa de mercado para conhecer quais os parceiros em potencial na sua região. Converse com pessoas que trabalham no setor, verifique quais são seus concorrentes e possíveis fornecedores. Veja, sobretudo, como fazer parcerias com setores próximos, como o de buffets, decoração, brinquedos e equipamentos.

Escolha parceiros com os mesmos valores

Ainda que uma empresa tenha muito destaque no mercado, nem sempre ela será uma boa parceira. Isso porque é importante que ela compartilhe valores e objetivos semelhantes aos de sua organização.

Pode parecer um detalhe desnecessário, mas basta pensar o quanto sua imagem e reputação podem ser comprometidas se estiverem relacionadas com organizações antiéticas, por exemplo. Portanto, lembre-se que qualquer problema com o seu parceiro pode refletir negativamente no seu negócio.

Está gostando do nosso artigo? Clique aqui e assine nossa newsletter. 

Entenda os benefícios para os dois lados

Por mais benéfica que seja uma relação para você, ela também precisa ser para a outra empresa. Por isso, além de estudar o que o outro negócio pode trazer de vantagem para o seu, veja o que pode oferecer a ele. Os benefícios de uma parceria precisam ser interessantes para os dois lados.

Mantenha uma boa comunicação

Depois de escolher os parceiros, é hora de colocar a parceria em prática. Para isso, é necessário conversar bastante e discutir todos os termos dessa relação. Ambos precisam ser transparentes com os seus objetivos, além de se comprometerem a honrar com o acordo.

Além disso, uma boa comunicação é a chave para manter a parceria ativa. Muitas delas falham exatamente porque as empresas deixam de trocar informações importantes.

Defina os aspectos legais da parceria

Uma boa conversa pode ser suficiente para criar uma parceria, mas isso não significa que não seja necessário assinar um contrato. Ter um documento validando o acordo é uma maneira de definir todas as obrigações e direitos das partes.

Mais do que isso, é uma forma de assegurar que ambas serão beneficiadas. Afinal, parcerias são interessantes quando correspondem ou superam as expectativas dos envolvidos.

Viu como fazer parcerias pode ser fácil? Além de seguir nossas dicas, não se esqueça de que é essencial conhecer pessoas novas e se manter bem informado, visto que o setor de festas e eventos está em constante transformação!

Gostou de saber como fazer parcerias? Quer receber mais dicas como essas? Então, assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

 

Sobre o autor

Guadaim

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

Share This