Meu Negócio

Você sabe o que é uma brinquedoteca? Descubra aqui!

Guadaim
Escrito por Guadaim

Geralmente, quem costuma trabalhar no ramo de festas e eventos infantis sempre procura opções para inovar de alguma forma, não é mesmo? Falando nisso, você sabe o que é uma brinquedoteca e como ela pode ajudar nos seus negócios?

O ato de brincar é de suma importância para as crianças, visto que é possível envolvê-las em um ambiente lúdico, que estimula a criatividade e desenvolve os requisitos básicos para lidar melhor com os problemas do dia a dia.

Pensando nisso, preparamos este miniguia com as principais informações a respeito do tema que merecem sua atenção. Confira!

Afinal, o que é uma brinquedoteca?

De maneira geral, a brinquedoteca é um espaço propício para estimular as brincadeiras entre as crianças, proporcionando assim um ambiente de harmonia, de acolhimento e, principalmente, de segurança para os pequenos. Nesse lugar, tudo precisa ser elaborado da melhor maneira possível para atender as necessidades de aprendizado e convidar as crianças a vivenciarem diversos aspectos.

O ideal é que seja um espaço amplo, que disponha de uma boa iluminação e de ventilação natural, pois os pequenos visitantes precisam se sentir confortáveis para aproveitarem todo o potencial do lugar. Existem vários tipos de brinquedotecas no mundo, sendo elas sociais, comunitárias e até hospitalares, como consta na Lei nº 11.104 de 2005 da legislação brasileira.

Qual a importância para o desenvolvimento das crianças?

Embora não seja uma escola, a brinquedoteca tem todos os recursos para aprimorar as capacidades cognitivas das crianças e, naturalmente, proporcionar uma melhoria significativa no desenvolvimento delas. O simples fato de ter acesso a uma grande variedade de brinquedos e espaços para se divertir faz com que elas interajam entre si, promovendo uma atmosfera de afetividade e sociabilidade.

Além disso, esse tipo de recreação infantil permite que o autoconhecimento aflore a cada nova brincadeira, sem contar a empatia e as lições primordiais de pertencimento a um grupo, respeito e cooperação entre todos. Com isso, a tendência é que as crianças aprendam a lidar melhor com as mais variadas adversidades e consigam se tornar adultos conscientes de seus papéis na sociedade.

Quais espaços a brinquedoteca deve ter?

Sabendo de todas as vantagens da instalação de um ambiente desse tipo, nada mais justo que darmos algumas dicas em relação ao assunto. A seguir, mostramos algumas opções de espaços recomendados para se ter em uma brinquedoteca.

Canto da leitura

É o lugar que pede um momento mais reservado de aconchego, em que o público mirim poderá ter acesso aos mais diversos livros, revistas, gibis etc. Todavia, o ambiente precisa contar com um mobiliário adequado, almofadas, tapetes e, se possível, oficinas de contação de histórias para estimular o gosto pela leitura.

Canto da criatividade

Quem nunca se divertiu horrores ao passar horas desenhando e inventando coisas quando era criança, não é verdade? Os pequenos têm seu próprio mundo e precisam colocar para fora todo o potencial criativo de que dispõem, por isso, vale a pena investir em um cantinho só para eles soltarem a imaginação, com tinta, lápis, giz de cera etc.

Canto dos jogos e playground

Por fim, mas não menos importante, você pode reservar um lugar para que as crianças brinquem com jogos educativos, tais como os de tabuleiro, já que desenvolvem o raciocínio lógico e a atenção. Além disso, ter um playground pode ser um diferencial interessante e que tem tudo a ver com a proposta, uma vez que estimula o condicionamento físico e promove uma interação maior entre todos.

Para concluirmos, é importante ressaltar que todos os brinquedos e quaisquer outros equipamentos utilizados nesse espaço infantil precisam garantir o conforto e a segurança que as crianças merecem.

O que achou deste artigo sobre o que é uma brinquedoteca? Gostou de conhecer o conceito e aprender algumas dicas? Deixe seu comentário abaixo para que possamos conversar melhor a respeito do tema!

 

Sobre o autor

Guadaim

Guadaim

Desde 2006, a Guadaim incentiva quem quer ser dono do próprio negócio e ver sua empresa crescer. Nosso blog traz conteúdos para você seguir o melhor caminho e se tornar um empreendedor de sucesso!

Share This